Como acreditar em mim?
Se tem algo que eu ouço frequentemente no consultório é o cliente demonstrar falta de confiança por si mesmo. Do mesmo modo e no sentido oposto ele valoriza a trajetória de todos os amigos, familiares, colegas de trabalho, mas ele mesmo, não.
E isso é muito mais comum do que você imagina.
Uma vez eu li ou ouvi uma frase do Henry Ford que diz assim: ” Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” Henry Ford
Vamos pensar juntos? Se alguém chegar para você e disser que acredita no seu potencial e em suas habilidades para realizar alguma tarefa, o que você vai pensar?
- Esta pessoa só está falando isso para me agradar
- Só diz isso porque é meu amigo(a)
- Lá vem a psicologia barata
- Acha mesmo que eu vou acreditar em você?
- Puxa, que bacana eu também penso isso a meu respeito, que bom que essa pessoa também enxerga em mim qualidades que eu enxergo
Qual a resposta certa?
Já começo te decepcionando, pois não tem uma resposta certa, porém, de todas elas apenas uma demonstra que sua autoconfiança está com o copinho cheio.
Quando nós não aceitamos um elogio, por menor que seja, da área da nossa vida que for, nós estamos dizendo ao outro que não acreditamos nele e nem em nós.
Sabe quando alguém diz que a nossa roupa está bonita ou o nosso cabelo e a primeira reação é a gente diminuir o elogio?
Acreditar em você demanda tempo, dedicação, muito autoamor e autoconhecimento.
O que eu posso fazer para ser mais confiante?
Eu não tenho uma resposta pronta, em primeiro lugar, porque você chegou até minha página, já viu meu rosto, já sabe um pouco de mim e eu não faço a menor ideia de quem você seja e muito menos o que aconteceu em sua trajetória para que você esteja assim.
O que eu posso dizer é que se você acha fundamental ser confiante e ter segurança em seus próprios atos, que a gente marca uma sessão para conversarmos mais sobre isso, está bem?
Mas por hora, eu te dou uma dica:
Não se perca de você, de quem você é e do que veio ser.
Faça como o sapinho surdo que ganhou a corrida, vá em frente para a chegada.
E com todo o amor que você tem em seu coração se dê um abraço fraterno e acredite que as coisas vão acontecer, que a vida vai te mostrar o que for preciso para você ir adiante.
Mas para isto você precisa confiar em você.