Você está tão bonita…
Receber elogios por muito tempo não foi algo fácil para mim.
Eu costumava arrumar um jeito de minimizar o elogio que foi feito a mim. Para exemplificar, se alguém dizia que meu cabelo estava bonito eu rebatia dizendo que ele estava sujo ou que nem havia penteado, ou seja, eu dava um jeito de diminuir o elogio.
Acredito que parte disto tinha a ver com a minha não aceitação de mim.
E também foi um ponto alto que levei para as sessões de terapia, pois o bullying que eu sofri na infância atrapalhou o meu processo de confiança em mim e do que eu mesma realizava.
Por conta disto, era muito comum ter esta reação que eu comentei acima.
Eu e o espelho hoje
Porém, hoje eu me olho no espelho e vejo uma mulher recheada de aprendizados, alegrias, dores, superação, realizações e percebo que a menininha assustada já não se cobre debaixo do cobertor quando alguém tenta assustá-la.
As calças de 10 anos atrás embora não me sirvam mais, não são cobradores incessantes, mas me relembram que é necessário cuidar da saúde, mas não perder a sanidade por isto.
Reconheço beleza, sabedoria, história, sorriso, tempo, mas com amor em quem me tornei e você sabe né? Nossa energia diz o que nossas palavras muitas vezes não falam…por isto, ao me deparar com uma pessoa que outro dia disse esta frase “você está tão bonita” eu achei curioso, pois está nítido que estou diferente.
E tem muito mais a ver com o meu modo de enxergar a vida do que efetivamente ter o corpo que nos “exigem”.
“Pensei que estivesse com alguém…”
A frase teve dois pontos, o primeiro sendo este elogio da beleza e de estar diferente, depois acompanhou com a colocação de que a pessoa pensou que eu estivesse com alguém, ou seja, tinha tanto amor vindo de mim que o outro enxergou que eu estava num relacionamento.
Claro que esta frase pode levar várias interpretações e fui eu quem escolhi esta, porque sim, tem muito amor em mim e não precisei do amor do outro para me sentir assim, mas em muitas rodas de amigos é comum ouvir este tipo de comentário “- nossa ela está tão bonita, é porque está amando”.
E podemos a partir dai pensar em como a nossa sociedade muitas vezes impõem inclusive a associação da felicidade nossa ao externo e não ao interno.
E neste caso recai muito mais para as mulheres do que para os homens.
O amor vem de dentro
Caso alguém faça um comentário destes a você, não recrimine nem diminua o elogio, aceite, agradeça e diga a esta pessoa que está se amando e que isto é o bastante para estar vibrante, afinal de contas, não somos metades, somos inteiros e quando dois inteiros, plenos e leves se encontram o resultado é ter uma relação saudável, mas antes disto, é necessário estarmos completos.
**Aproveitando, nos dias 12 e 13/10 eu e a Paula Machado da Look2You iremos nos encontrar com você para falar sobre o Lab IN – O que seu espelho diz para você? Uma proposta de autoconhecimento unindo imagem e essência.
São duas turmas e apenas 5 vagas por turma, para inscrição http://bit.ly/inscriçãolabin