Apoderar-se de si
Existe uma grande campanha sobre o empoderamento feminino. Algo válido, genuíno e que está sendo cada vez mais usado.
O que me incomoda nele é o uso ilimitado, assim como o coaching que agora entra em todas as conversa e que a maioria desconhece seu real significado e importante resultado quando feito por um profissional capacitado.
Outro dia, numa reunião de trabalho eu comecei a falar deste incômodo que tenho sobre o tal empoderamento, não sendo contra ao ato em si, mas a distribuição infinita da palavra.
Eu que amo palavras, textos, poesia, escrita, tenho desconforto com a repetição. Nos meus textos mesmo quando repito muito alguma palavra já releio o texto e mudo. Questão de estilo ou talvez recordação de um curso lindo que fiz anos atrás…
Mas afinal, o que é empoderamento?
Trago o significado do dicionário para vocês.
-> conceder ou conseguir poder; obter mais poder; tornar-se ainda mais poderoso; empoderou-se e cheia de confiança seguiu em frente! [Figurado] Passar a ter domínio sobre sua própria vida; dar ou atribuir poder a: ela luta para empoderar as minorias; empoderou-se de coragem e seguiu em frente.
Em resumo, é dar poder a uma causa ou a própria vida.
Mesmo tendo sido escolhido a dedo o termo, para mim, passa uma sensação de “apenas pequenos grupos” e também de um isolamento, como se somente aquele grupo precisasse daquele poder.
A cada dia mais vivemos um mundo com diversos tipos de pessoas e situações – refugiados, brancos, negros, pobres, asiáticos, analfabetos, ricos, subnutridos e todos são seres humanos. Não sou contra dar poder a própria vida, mas sou a favor de criarmos um termo que englobe todas as pessoas e não apenas as minorias.
O que é apoderar-se?
Novamente fui ao dicionário e procurei o significado de apoderar-se:
Apossar-se; assumir a posse de: apoderou-se das propriedades dos pais; alguns prefeitos apoderaram-se do dinheiro público.[Figurado] Tomar posse e ter o domínio moral e/ou psicológico sobre alguém; deixar-se possuir por: o sentimento de felicidade apoderou-se da família.
Possuir; conceder posse; dar ou ocasionar domínio de: os proprietários apoderaram os pertences alheios.
Embora este termo não seja exatamente o que eu buscava eu apoio mais ele porque quando possuímos um sentimento, nos apoderamos de um sentimento não estamos fazendo nada de mal para ninguém.
Então, podemos nos apoderar de quem somos. Apoderamento de si. Possuir a si próprio. Tomar posse de quem somos, independente do grupo que fazemos parte. Sem a diferença e até muitas vezes violência envolta na causa.
Se eu me dou o direito de apoderar-me de mim eu também dou o direito de que o outro seja quem ele é, com suas escolhas individuais.
E isto me remete ao trabalho do que realizo em grupo ou individualmente e que tem por objetivo principal extrair o melhor do outro, mas não para mim, e sim para que ele viva melhor e mais leve com suas escolhas e compreenda que nem sempre agradaremos a todos, mas que o primeiro que precisamos agradar é a gente mesmo.