Você não está no controle?
Pense comigo e responda essa pergunta: você está no controle? Se alguém falar que somos controladores, nossa tendência será negar, porque querer controlar algo ou alguém não é visto com bons olhos.
Eu acredito que a maioria das pessoas dirá que não é controlador, mas se a gente começa a falar mais a fundo sobre o tema garanto que todos nós nos reconheceremos em algum estágio.
A verdade é que nesta sociedade em que vivemos existe uma quantidade enorme de títulos de livros, matérias em revistas, artigos em blogs, sites e afins sobre como termos o controle de praticamente tudo.
“Controle sua vida financeira e seja feliz”, controle seus sentimentos, seja isso ou aquilo nos relacionamentos e domine o parceiro e por ai vai.
E isso gera ansiedade.
Será que temos controle mesmo?
Vou compartilhar o que acontece com uma enorme frequência em meus atendimentos, a maioria chega com crises de ansiedade insônia, falta de apetite, agitação extrema e geralmente esses sintomas são causados pela tentativa de controlar tudo.
Somos responsáveis por nossos atos, pensamentos, sentimentos e podemos equilibrar eles, mas a nossa vida depende de inúmeros fatores, externos e internos, e, não sabemos o que irá acontecer com a gente daqui a pouco, por exemplo.
Por outro lado, queremos saber o que se passa na cabeça do outro, mas se a gente não tem este dom por que queremos tanto isto?
Controlar é disfarçar a insegurança
Ter certeza que tudo vai acontecer do jeito que a gente quer é risco diário de frustração, querer saber o que o outro sente e pensa a respeito de nós é criar uma expectativa que tudo sairá do nosso jeito.
Se eu preciso de tudo certinho como eu desenhei, significa que eu não estou permitindo a fluidez da vida e que eu fico extremamente insegura quando algo acontece fora do meu controle.
E agora? Nada saiu como eu planejei!
Aproveite o imprevisto para brincar com a sua rigidez. O gasto de energia psíquica para o controle poderia ser redirecionada para outras atividades, como por exemplo, uma boa meditação diária, uma atividade física.
Tudo bem não ter controle, aproveite as surpresas do caminho, ria mais de si,
Viva o agora.
O momento presente.
É exatamente o que temos da vida, pois a impermanência é a nossa a única certeza.
E se ficar desafiador demais cuidar disso só, .
Penso que o Controle faz parte de nosso dia a dia, ao longo de nossas vidas.
Ter uma gestão sobre o nosso dia a dia é natural, um mínimo de organização para podermos fluir e cumprir nossas várias funções neste mundo, mas querer ter o controle sobre o que vai nos acontecer é prejudicial para nós.
Mas você tem razão, costumamos ter o hábito de querer controlar… o que gera ansiedade, desconfortos e estresses.