Você não está no controle
Se alguém nos diz que somos controladores, nossa tendência será negar. Porque querer controlar algo ou alguém não é visto com bons olhos.
Deste modo, acredito que a maioria das pessoas de imediato dirá que não, mas se começarmos a falar mais a fundo sobre o tema garanto que todos nós nos reconheceremos em algum estágio de controle.
A verdade é que nesta sociedade em que vivemos existe uma quantidade enorme de títulos de livros, matérias em revistas, artigos em blogs, sites e afins sobre como termos o controle de praticamente tudo: da nossa vida financeira, equilíbrio emocional no trabalho, nos relacionamentos, sobre a alimentação e mais uma série de outros itens, inclusive sobre controlar o hormônio responsável pelo sono.
Somos estimulados a todo instante a isto e inconscientemente acabamos levando este domínio para todos os lados da vida.
Será que temos controle mesmo?
A resposta é que não. Somos responsáveis por nossos atos, pensamentos, sentimentos, e podemos controlar eles, mas a nossa vida depende de inúmeros fatores, não sabemos o que irá acontecer com a gente daqui a pouco, por exemplo.
Por outro lado, também queremos saber o que se passa na cabeça do outro, como diz uma amiga minha: ” – é impossível prever ou tentar saber o que se passa na cabeça do outro, jamais conseguiremos esta proeza”, então se a gente não tem este dom (senão nos seria dado) por que queremos tanto isto?
Adivinhar o que o outro sente, pensa, querer ficar no meio do caminho da neurose e do “achismo”, quando o nosso sentimento conturbado acha que estamos sendo racional é ganhar sofrimento extra gratuitamente.
Se cuidar dos bons pensamentos que habitam em nós já é uma tarefa e tanto, imagina o que é querer adivinhar o pensamento do outro?
Não temos controle de nada. E tudo bem. Porque este é o grande entendimento da nossa vida, aproveitar as surpresas mesmo quando elas não são aquilo que sonhamos. Viver o agora. O hoje. O momento presente. E só, porque é exatamente o que temos da vida. A impermanência é a nossa a única certeza. E disto não temos como fugir.
Penso que o Controle faz parte de nosso dia a dia, ao longo de nossas vidas.
Ter uma gestão sobre o nosso dia a dia é natural, um mínimo de organização para podermos fluir e cumprir nossas várias funções neste mundo, mas querer ter o controle sobre o que vai nos acontecer é prejudicial para nós.
Mas você tem razão, costumamos ter o hábito de querer controlar… o que gera ansiedade, desconfortos e estresses.