Existem frases chavões do tipo “o tempo é a melhor resposta” ou “o tempo cura tudo”, mas elas ficam mais bonitas em poesia do que quando está acontecendo com a gente de fato.
Porém, eu vim aqui para dizer que não importa o que aconteceu na sua caminhada. A dor que foi. O momento que te aconteceu. O trauma. A explosão de sentimentos. Não importa mesmo. Realmente o tempo tem um efeito cicatrizante que reduz drasticamente os efeitos do que quer que seja.
Mesmo que isto tenha envolvido pessoas que sumiram da sua vida ou que estejam te tratando diferente depois do que aconteceu. Mesmo que você tenha passado o dia inteiro chorando por conta de tudo isto acredite em mim: vai passar. O tempo vai apagando o impacto maior.
E se você for a pessoa que foi crucificada imagino o quanto deva estar se sentindo mal, caso contrário não estaria lendo este texto até aqui, mas pense que agora neste momento tudo está latente ainda. As questões estão borbulhando em sua cabeça e parece que nada vai ajudar, mas amanhã será outro dia e já vai estar melhor, pelo menos um pouquinho. Daqui uma semana vai enfraquecer, 15 dias para frente estará mais distante e depois terá virado uma vaga lembrança.
Agora se você foi aquele que se sentiu agredido, magoado, ofendido ou qualquer outra coisa, tente entender quem ofendeu. É uma oportunidade de praticar a compaixão. Eu sei que não é fácil. Eu sei que causa uma sensação estranha, mas se pergunte: em que condições esta pessoa está? Por quais problemas ela tem passado? Pode soar esquisito, mas normalmente o agressor é mais necessitado de amor que o agredido, mesmo em casos extremamente delicados.
Se possível, pratique a empatia: qual seria a sua reação se estivesse no lugar dele? E lembre-se das vezes em que precisou desta compreensão para seguir viagem.
O tempo é sábio e os seres humanos precisam começar a usar isto de forma positiva. Ninguém vive para sempre do mesmo jeito. Estamos trabalhando para sermos melhores e isto tudo vai passar. É só uma questão de tempo.