Kit de sobrevivência
Este kit de sobrevivência é diferente do que você está acostumado. Fique tranquilo.
Sei que na hora que me dá “cinco minutos” eu faço algo sem pensar muito, logo depois vem um pensamento do tipo – fala sério que você fez isto!. Este é o meu ego rígido e inflexível colocando “regras” e fazendo cobranças do que é certo pelos padrões éticos e morais do ponto de vista dele.
Quem tem um ego rígido ai levanta a mão!
Posso dizer que é ele quem manda em mim nestes momentos e isso é cansativo. Porque a decisão do que iremos fazer deve ser baseada naquilo que a gente escolheu para a gente. E ter um ego gritando no meu ouvido que preciso ter juízo me deixa estressada.
Já faço meu processo de autoconhecimento, leio filosofias que me indicam o caminho que escolhi, que reforçam o olhar que escolhi, para que este ego que manda e desmanda?
Viver somente assim seria muito sem cor e é por isto que de vez em quando eu me desligo dele e chamo minha criança para andar comigo, é ela quem me coloca para fazer as coisas sem analisar muito, que tem vontade vai lá e faz sem fica o tempo todo julgando ou criticando. E com ela que minhas pérolas máximas de vulnerabilidades são colocadas em prática.
Você sabe quem anda mais com você?
Quem faz o equilíbrio dos dois e nos chama para a tomada de decisão é o Self.
” O Self, é ao mesmo tempo o centro e o todo da personalidade, responsável por autorregular a psique através do movimento compensatório entre consciente e inconsciente.”
Em outras palavras, às vezes o Self vai nos colocar em situações delicadas porque precisamos aprender com elas e nem sempre será tranquilo, por isso, ele irá compensar de alguma forma algo que precisamos olhar.
Pode ser através dos sonhos, dos sintomas, das fantasias, das expressões criativas, entre outras formas.
Nosso kit de sobrevivência é ter perto de nós a nossa criança interior, notar se estamos mais para ego estruturante ou estruturado e perceber o que o nosso Self nos pede.
Mas para te ajudar, vou dizer o que faço quando estou na dúvida. Como um kit de sobrevivência, responde estas 3 perguntas:
- vai causar mal a mim ou a alguém?
- vai ferir meus sentimentos?
- estou preparada para a consequência?
Se nas duas primeiras respondi “não” e no último “sim” faço na hora!