Eu digo que não sou preconceituosa. Levanto sempre esta bandeira, porém fui procurar no dicionário a definição da palavra e encontrei o seguinte: ” 1. Qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico. 2. Sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância (contra um grupo religioso, nacional ou racial)”
Será mesmo que eu não tenho isto? Do jeito que sou ansiosa o que mais eu posso estar fazendo é julgar alguma coisa ou alguém e isto é uma opinião ou sentimento concebido sem exame crítico. Posso não ser uma pessoa tão preconceituosa assim, mas se eu avalio antes de saber eu sou.
Quer ver um exemplo simples? Por experiências anteriores eu não gosto de um determinado tipo de empresa. Não foram todas, mas quase todas tem o mesmo perfil de pessoas e isto me incomoda. Agora te pergunto: – Eu conheci todo mundo deste lugar para dizer que todos são iguaizinhos? Não. Então eu posso dizer que este ambiente de trabalho é sempre hostil? Não. Estou sendo preconceituosa? Sim.
Viu só? E isto faz com que a gente também caia no mesmo bolo de julgamento do outro. E quando isto acontece a gente não gosta. A gente quer ser entendido, mas não aceita os outros como são, a gente quer ser respeitado, mas não respeita o espaço do outro.
A gente sempre vai querendo, mas vai esquecendo que o outro também quer, que tal aceitarmos o outro como ele é?