Xô pessimismo!
Pessimismo é uma palavra sonoramente feia, né? Pelo menos eu acho. E manter o pessimismo é pesado e desafiador.
É verdade que em alguns momentos da nossa vida ficamos mais melancólicos ou reclamões, mas manter esse estado de ser acaba facilitando para que os pensamentos nos puxem para baixo.
E quando não somos nós essas pessoas, mas alguém do nosso convívio temos um trabalho extra de separar as questões dessa pessoa com as nossas.
Quando alguém enxerga a sua existência dela pelo lado ruim limita demais as possibilidades de sucesso e não projeta abundância em sua vida. E com isto pode prejudicar nosso olhar colorido, a menos que a gente estejaequilibrado e focado naquilo que queremos.
Como não deixar o pessimismo invadir?
Vale pensar que nada dura para sempre, seja alegria ou tristeza e que o tempo se encarrega de colocar as coisas no lugar. Sempre vai existir uma visão otimista e outra pessimista e nós podemos esquecer qualquer uma das duas a pergunta é: qual delas você irá seguir?
Eu já fui aquela pessoa que reclama de tudo e foca no que pode dar errado. Eu mudei o meu olhar. Demorou um pouco para eu entender que focar naquilo que é bom me ajuda e transborda nos outros que estão ao meu redor.
Também me aproxima das melhores pessoas que eu poderia ter por perto, pois os afins se unem.
E pela seleção natural aquelas que já não pensam e acreditam como a gente acabam se afastando, pois nossas energias são diferentes.
É por isto e por muito mais coisas que eu sou otimista (por aprendizado e não por natureza) e grata por tudo aquilo que me acontece e utilizo a expressão “xô pessimismo” para afastar de mim pensamentos que me levam àquela época.
Ser otimista não é fuga
Uma observação bem importante – otimista não é aquela pessoa que diz que está tudo ótimo, que ri o tempo todo e acha que tudo vai dar certo para não olhar para si.
As pessoas otimistas são aquelas que sabem da realidade, mas apostam na melhor versão do que pode acontecer e na maioria das vezes acerta, pois, pensamento é matéria se fez efeito é real.
Muita gente utiliza do recurso – está tudo excelente – para não olhar para si. Para estes casos indico a terapia é dentro de um espaço sem julgamento e acolhedor que podemos reconhecer nossas limitações e trabalhar com elas.
Xô pessimismo
Existem milhares de coisas acontecendo no mundo, de bom e de ruim e se a gente escolher as piores seremos sugados de pensamentos densos, sentimentos confusos e coração apertado.
Agradeça, sorria e aproveite a caminhada, pois ela é única.