Se olhe com alma
Talvez ler essa frase possa te fazer pensar – como assim se olhe com alma? O que significa se olhar com alma?
Vamos buscar a origem da palavra? O significado da palavra “alma” no latim é “o que anima” e se a gente substituir o título deste texto ficaria – se olhe com ânimo.
A “alma” é o sopro vital, o ânimo é a vida que pulsa em nós de dentro para fora. É aquela vontade intensa de experimentar novos sabores, novas formas de ver o mundo, de ir além! Quantas vezes paramos antes do necessário? Antes de experimentar por puro receio do desconhecido?
Ouvir a alma é justamente não temer, serenar a mente e sentir o que o corpo nos pede.
O que o seu corpo está pedindo?
Nosso corpo conversa com a gente, já reparou? Pense nos seus hábitos alimentares, no seu dia a dia e veja se sempre você mantém a mesma alimentação, a mesma rotina com o cuidado com o seu corpo ou se no decorrer dos anos mudou algo porque já não sentia que fazer sentido?
Seu corpo deve ter te pedido mudanças. Do mesmo modo são as decisões mais delicadas. Ao serenar a mente e ouvir a alma a resposta chega.
Às vezes, o corpo pede mudança e é tão sutil que não sabemos nem explicar o que é, só percebemos que preferimos hoje certas coisas que no passado não queríamos. Ou ao contrário. O mais importante é a gente reparar nessas necessidades.
Se olhe com alma e mude quando ao ouvir o chamado
Mudar depende apenas da gente e é muito a gente achar que não. Que mudou por causa de outra pessoa e se foi por conta de alguém existe um sério risco dessa mudança não ter sido de dentro para fora. E deste modo, em breve a gente volta ao que era.
Quando isso acontece entendemos que a mudança não aconteceu.
Por outro lado, quando alguma pessoa que nós admiramos muito fez escolhas de vida que nos coloca em estado de admiração podemos pensar nos movimentos que ela teve e querer fazer uma caminhada semelhante, partindo dessa inspiração a mudança acontece, mas será sempre nossa.
E estar neste processo tem a ver com o autoconhecimento. Se conhecer, se entender e alterar as rotas quando necessário.
É fácil se olhar com alma?
Basta estar conectado com o momento presente, se perceber, se escutar. Práticas de meditação podem te auxiliar nesse processo. Às vezes, é um texto que a gente lê que faz muito sentido e desperta em nós alguma vontade de mudar.
Talvez este texto tenha feito isso contigo. Eu posso ter sido uma ferramenta, mas algo em você estava pedindo por isto e o texto fez sentido de tal forma que algo ai dentro te chamou para a transformação.
É isso só é possível se estiver atento aos sinais, portanto, ligue os áudios da sua alma e se entregue a esta experiência.