Você tem pensamentos repetitivos?
Quando falo sobre pensamentos repetitivos estou me referindo a situações que a gente não para de pensar um minuto e que fica repetindo para todos mundo.
Por exemplo, quando a gente batendo a cabeça no mesmo tema por meses, anos, remoendo, revivendo, relembrando, tentando entender coisas que já passaram, guardando sentimentos de raiva, mágoa, tristeza como se fosse um troféu e a cada vez que alguém diz algo que a gente lembre de trecho da história já começa todo o tema novamente, como uma música riscada.
Existem situações, como os traumas, que demandam um tempo para que a pessoa possa aceitar e compreender e muitas vezes é necessário a ajuda de um psicoterapeuta ou para auxiliar neste processo e leva tempo.
A repetição acaba com a solução
Quanto mais focamos num mesmo pensamento, ideia ou cena, mais força e poder damos a ela. E geralmente a força e o poder que damos não é baseado no pensamento positivo e sim no negativo.
A reação química da raiva leva até 90 segundos dentro de nós, porém, ao relembrar a cena e repetir pensamentos que nos causa esta raiva ou mágoa estamos sentindo tudo de novo e de novo e de novo. Ficar repetindo mentalmente e verbalmente por tudo de ruim que aconteceu é sofrer além do necessário e posteriormente pode gerar doenças.
Fora este ponto, nossas vibrações são diferentes quando estamos alegres ou tristes. Funcionamos como uma frequência de rádio: enquanto a frequência não sintoniza ficamos ouvindo um chiado e é este chiado que deixamos em nossas vidas quando não paramos de pensar nas coisas ruins que nos acontecem.
Como parar de ter pensamentos repetitivos?
Não existe fórmula mágica, porém, qualquer ação para sair disto depende apenas de quem está passando por isto.
Eu posso mencionar ao meu cliente sobre isso e pedir para que ele pense em formas de não ficar com o pensamento repetitivo, mas se ele não quiser mudar esta chavinha, nada vai adiantar.
Mesmo assim, seguem algumas dicas que pode te ajudar neste processo:
- Ocupe o tempo, quanto menos atividades para realizar, mais pensamentos vazios a entrarem;
- Mantenha-se perto de pessoas positivas. se você já está com o pensamento ruim sobre um assunto ter alguém que contribuiu e alimenta este pensamento é prejudicial:
- Utilize de recursos, como a escrita, para elaborar o que sente, como sente e em qual situação este pensamento ganha força:
- Aceite o sentimento que tem, mas não o potencialize:
- Busque um terapeuta que pode auxiliar você a compreender melhor o que está te acontecendo.
E por fim, acredite que você é merecedor(a) de alegrias, conquistas e vitórias e não tenha medo de prosperar. Com fé e paz tenha certeza que !