A gente acorda e começa o dia – ainda na cama – pensando em tudo o que deve ser feito: café da manhã, banho, trocar de roupa, sair para trabalhar ou sentar em frente ao computador para começar seu dia (para os que trabalham em casa), contas para pagar, ligações para fazer, negociações com a faxineira, compras no mercado. Ih esqueci de levar o vestido na lavanderia e a festa é na sexta, será que ainda dá tempo? hoje mesmo faço isto sem falta – e continuamos – quando sair do serviço passo na academia e deixo o cheque do mês, depois vou para casa e tenho que preparar o jantar. Esqueci de algo? Acho que sim, mas não estou me lembrando…
Isto tudo aconteceu entre o nosso despertar e o levantar da cama efetivamente. O corpo mal compreendeu nosso amanhecer e estamos voltando para a cama no final do dia exaustos mentalmente.
Será que é para ser assim?
Depois comentamos aos colegas de trabalho que devíamos ter 48 horas por dia porque 24 é pouco! Se tivéssemos 48 horas por dia continuaríamos a fazer as mesmas coisas: mil atividades ao mesmo tempo sem ao menos nos darmos conta do que é prioridade ou realmente necessário.
Esquecemos de respirar, desligar.
Tem gente que não desliga enquanto dorme, ou melhor, tem insônia e se sonha é com o que tem que fazer no dia seguinte. Nossas noites de descansos deveriam ser de folga, trégua, sem atropelos ou desesperos.
Onde está a hora vaga para o lazer? Em que momento do seu dia você separa para relaxar? E isto não tem a ver com tomar sua cerveja ou seu vinho, beber em demasia é um sinal de fuga e não de folga. O que eu digo é repousar seu corpo e mente, fazer uma oração, meditação, leitura que acalma, ouvir uma música tranquila.
Ir dormir segurando o celular nas mãos, assistindo tv, respondendo e-mail e falando ao telefone, não é qualidade de vida é vida respirando com ajuda de aparelhos.
Hoje é um novo dia e eu proponho que você comece devagar, espreguiçando o corpo e a mente, respirando profundamente e realizando tudo o que precisa conforme tem que ser: um passo de cada vez.
E se por acaso você esquecer mais uma vez de deixar o vestido na lavanderia mude o look, vai ver que ele também está querendo relaxar!