Aquilo que resiste, persiste
Eu lembro que na escola, quando era pequena, meu maior pavor era que algum professor me chamasse para responder alguma pergunta de aula ou que me chamasse fosse para qualquer coisa. Eu suava frio, ficava ansiosa e até dava dor de barriga.
E adivinha o que acontecia? O professor ou a professora me chamava para responder àquela pergunta ou para qualquer outra ação na sala de aula.
De forma muito simplista é sobre isto que a frase aquilo que resiste, persiste quer dizer.
Enquanto a gente resistir a determinadas situações que são necessárias para o autoconhecimento a vida vai dar um jeito de colocar em prova constantemente. É como uma aula, aprendemos, estudamos a matéria e depois vem a prova.
Se nota for boa é sinal de que aprendemos a matéria, se não for você precisa repetir a prova, fazer a substitutiva e caso não alcance o resultado desejado repete tudo de novo até aprender.
E é assim com a vida.
De quem é a frase?
Na verdade a frase completa é “Aquilo a que você resiste, persiste” do Carl Gustav Jung psiquiatra e psicólogo suíço que foi o criador da psicologia analítica, abordagem que eu atuo como terapeuta.
Somos seres dual, ou seja, temos os dois lados de nós, o bom e o mau, o belo e o feio, o simpático e o antipático, mas muitas das nossas questões estão inconscientes dentro de nós.
E como entrar em contato com este inconsciente? Existem diversas maneiras de termos este acesso, um deles é através dos nossos sonhos. Eles podem nos trazer à tona questões que nem mesmo imaginávamos ter.
Pensa comigo, aquela questão que você sempre evita, que você quer deixar para depois não vive batendo na sua porta? Será que se você não resistir e aceitar a situação ela virá bater na sua porta sempre?
Resistir é impedir o fluxo da vida
Medos, fragilidades, fraquezas, dúvidas, inseguranças, incertezas, dores entre tantos outros fantasmas percorrem e tentam desviar nosso caminho, pois são eles que nos fortalecem para permanecemos nele.
E por esta razão se eu puder te dar uma sugestão eu digo para não brigar com isso. Comece aceitando que existem situações que você não dá conta agora, mas que em algum momento dará.
Outra opção é buscar ajuda de um que te auxiliará a cuidar destas questões de forma mais efetiva.
Não resista
E é bem nesta hora, quando nós achamos que não tem mais o que ser feito que a vida engenhosamente traz uma pilha de situações para fazermos a tal prova.
Seja grata a ela, mesmo se sentindo despreparada, mesmo que com isto surjam pessoas te desafiando.
Não existe passar de ano sem aprender a matéria e nem vai adiantar mentir para os pais sobre ela, porque eles não vão poder fazer nada, pois a prova é somente sua. Também não existe possibilidade de cola, porque ninguém sabe a matéria mais do que você.
E se este texto fizer sentido a você e quiser conversar comigo sobre terapia eu fico à disposição.