Estamos vendendo nosso valor a qualquer preço
Já trabalhei bastante tempo com produção de conteúdo para empresas e de vez em quando aparece alguém querendo fazer orçamento. Qual o nosso valor?
Outro dia me perguntaram quanto eu cobrava para fazer textos de determinada quantidade de palavras e eu respondi que eu cobro pelo tempo de trabalho em cima do artigo e não pela quantidade de palavras.
A pessoa ia me recomendar para uma empresa parceira dela e me explicou que a maioria das empresas estão comprando pacotes de artigos a um custo baixo e que ao final do mês torna-se uma boa contribuição na renda.
Mencionou também que os valores podem chegar em 10 reais por artigo. A intenção dela foi boa, pois era uma ideia de renda extra, porém, do lado de cá ficou uma questão – será que estamos dando valor ao nosso trabalho?
Quanto vale o seu trabalho?
De que forma faço um orçamento?
Eu avalio o tempo que eu estudo sobre a marca, produto ou serviço, pesquiso sobre o que se fala dele, olho a concorrência, os posts, os formatos e se for algo que não tenho o menor conhecimento eu vasculho o máximo de informação que eu puder.
E para isso, leva-se tempo.
O material que eu produzo é único. É diferente do que a gente costuma ver por ai quando fazemos pesquisa pela internet. Um texto meu só vai estar em vários lugares se ele for copiado do meu site ou compartilhado com alguém com seus devidos créditos.
Criatividade e originalidade é algo que eu prezo e o Google também
Um texto que está em vários outros sites não é considerado relevante para o Google, porém, quando ele tem qualidade sim. Se for original mais ainda e para isso, de novo, leva-se tempo.
Fiz graduação, me especializei, adicionei cursos em Escrita Criativa e Afetuosa, sigo lendo, aprendendo, me aprimorando. E ai o meu trabalho que leva tempo e dedicação, fora o que me construiu para chegar até aqui, pode custar 10 reais?
Quando a gente vale?
A questão aqui não é o preço, mas o que ele simboliza. Quantas vezes você achou que seu custo era alto demais e abaixou para depois se sentir sobrecarregado? Quantas vezes seu valor não foi adicionado ao preço do trabalho?
Quando comecei os cursos e treinamentos do MTD eu iniciei com valores simbólicos para que as pessoas fossem conhecendo o meu trabalho e até hoje promovo Oficinas assim, mas existe um propósito porque eu posso contribuir de alguma forma gratuitamente neste mundo. E se não for em curso, será em outra ação porque é algo que me aquece o coração.
O que se torna diferente quando uma empresa quer pagar nada por um serviço bom que entregue o que se peça com qualidade. Se nós não sabemos qual o nosso valor qualquer um poderá nos precificar.
Ou será que estou errada?