Ninguém substitui o lugar de alguém. Eu sei que existem teorias que dizem ” para esquecer um grande amor, só um novo amor”, mas eu discordo que seja uma substituição, pois é um novo amor e não o antigo e sendo assim não vai ocupar o mesmo espaço daquele que um dia estava preenchendo o nosso coração.
Também não somos copos que se quebram e podem ser repostos, cada ser é único, especial e tem suas características específicas que as tornam exclusivos e quando aparecem em nossa caminhada vem com alguma missão, seja curta ou longa. Esquecer alguém com outra pessoa não é esquecer, é começar novamente. É zerar o placar e reiniciar. É dizer a nós mesmos que aquele modelito antigo já não nos cabe mais e que agora estamos disponíveis para o novo.
Da mesma forma penso que são os nossos amigos. Nenhum vai repor o lugar do outro. No começo deste ano eu estava me despedindo de uma vizinha que voltou para a cidade que nasceu no Nordeste. Ela era tipo irmã, parceira, amiga, confidente e tudo mais, mas seu mundo não era mais aqui.
Eu pensei – e agora? Já moro algum tempo aqui e não tenho ninguém por perto que se sintonize, esteja presente como ela em minha vida. E é verdade, pois o lugar é dela, mas este ano eu tive a oportunidade de me aproximar de outra pessoa, de outro jeito, com outros pensamentos e que se tornou uma grande amiga.
Ou seja, se eu ficasse martelando eternamente na minha cabeça que “nunca mais” teria uma vizinha parceira como ela talvez eu me limitasse a conhecer pessoas do prédio para fazer novas amizades.
Quantas vezes fazemos isto? Tapamos nossas vistas ao novo e fixamos um pensamento quase que doentio sobre o que já aconteceu, já passou e que não nos cabe mais?
Por que não aproveitar a deixa do ano novo para fazer esta análise e refletir: quais os padrões passados que continuamos a carregar para o futuro? Quais bloqueios nos fazem não aproveitar oportunidades, experimentar novas formas de se ver o mundo e permitir o diferente?
Eu não posso garantir a vocês que terão sucesso mudando padrões de comportamento, mas eu garanto que quando paramos de olhar para apenas um lado e enxergamos além, damos oportunidade ao Universo de enviar exatamente o que estamos necessitando no momento.