” Mar calmo nunca fez bom marinheiro.” Não é esta a frase que utilizam para dizer que se não passamos por alguns obstáculos e tempestades em nossas vidas, não sabemos aperfeiçoar o nosso equilíbrio e aprender a sermos mais tolerantes?
Embora em alguns momentos eu queira reclamar com Deus sobre as tempestades escolhidas para caírem em cima da minha cabeça, sinto que depois que elas caem e ainda estou naquele momento pós devastação eu consigo enxergar algo positivo. Talvez seja, por acreditar que pior do que foi não tem como ficar ou por crer que na vida tudo foi especialmente preparado para acontecer com a gente.
Eu não acredito naquela situação do “se eu não tivesse feito aquilo, não teria acontecido isso”, pois se a gente fez aquilo é porque estava escrito no nosso caderninho que era para a gente ir lá e rabiscar duas páginas, ou meia, ou uma, não sei o tamanho dos rabiscos, mas não existia outra coisa para acontecer além daquela que aconteceu de fato com a gente.
E junto de nossas escolhas vem o aprendizado. Aquele tal processo que fica remoendo dentro da gente por um tempo, depois maturamos e torna-se uma lista de coisas que “não faremos mais” por sabermos que o resultado não é positivo e as que “faremos sempre” por notarmos evolução.
Levando em consideração a frase que iniciei o texto podemos dizer também que mar calmo nos leva ao acomodado e isto me remete a outro lugar: nossa zona de conforto! O ambiente tranquilo de nossas vidas que faz com que a gente permaneça muito tempo no mesmo ponto.
Empregos que não nos servem mais, relações não construtivas, conversas mornas que não dizem absolutamente nada e por ai seguimos.
Quando chega o vendaval e a direção dos ventos muda, nosso foco acaba mudando também e o que poderia ser um grande problema anteriormente torna-se besteira e como saímos do confortável procuramos outras formas de resolver a questão com criatividade.
Ou seja, mar calmo não faz bom marinheiro e nem ensina muito sobre a vida, o que importa mesmo é saber nos equilibrarmos quando o mar agita e nos tira do centro.
Equilíbrio é saber andar na corda bamba acreditando que tudo o que estamos vivendo é por um bom motivo.
#motivaçãotododia
#keilacaiani