Competição e insegurança
Existem alguns reality show que eu gosto de assistir, principalmente os que são ligados a culinária, acho bonito ver o processo de cada ingrediente resultar num prato bonito.
Há uma competição, mas o resultado é algo bonito de ver, algum prato gostoso. Porém, o meu maior incentivo de assistir a esses programas é aprender cada vez mais sobre o comportamento humano.
✨
E como é rico ver como cada pessoa segue sua linha de jogo e como isso vai mudando ao longo do programa, diante das adversidades e quando se faz parcerias neste jogo.
✨
Logo no início conseguimos reparar em algumas personalidades típicas, das mais diferentes que vão se mostrando e ficando mais perceptível como ela se manifesta.
✨
Quando pressionados alguns reagem atacando os chefes com respostas sem pensar e até sendo arrogantes. Outros tendem a ficarem sensíveis, quererem chorar.
✨
Mais alguns se justificam do motivo de terem deixado queimar uma cebola, esquecido de incluir um ingrediente importante ou colocado um tempero que os chefes não gostaram. Tem os que ficam em silêncio e com o rosto completamente desapontado, provavelmente se chicoteado por dentro. Também surgem os que agradecem o retorno (mesmo quando os chefes pegam pesado) e voltam para a sua bancada muito decepcionados com eles mesmos.
Quando a insegurança toma conta por completo
Em um destes programas que assisto uma participante muito boa, competente, mas que não acredita nela mesma. Se algo não sai como o esperado já se diminui e entra em comparação com outros candidatos. Quando o lado mais sombrio dela aparece desejos mais sombrios também aparecem manifestando desejos dela, como soltar algumas ironias, desejar que algum candidato se dê mal.
✨
O perfeccionismo dela prejudica seu trabalho no quesito confiança e a envolve de tal maneira que ela não se sente mais competente.
✨
Isso tudo que eu trouxe aqui não fala apenas dessa candidata que para mim pode ser a grande vencedora, mas fala de mim, fala de você e de qualquer outra pessoa quando se sente inseguro. E posso te garantir que até mesmo quem se garante muito também utiliza disso para camuflar a sua insegurança.
✨
A autoconfiança é ingrediente essencial em nossa vida, tanto profissional como pessoal. Sem ela, entramos no nosso lado mais sombrio fazendo comparativos com outras pessoas, nos diminuindo ou de muitas outras maneiras.
Uma maneira de reduzir esses pensamentos é através
✨
Porém, neste momento, você tem outra maneira de conhecer um pouco mais sobre você, o acontecerá dia 16/07 às 10h pela plataforma Zoom. Falaremos sobre isso e muito mais. Para se inscrever basta acessar esse link e é necessário fazer a inscrição para participar.
✨
Acreditar em nossas habilidades e competências não é errado e nem feio. Errado é a gente se diminuir por acreditar que o outro merece mais do que nós.