Os nossos valores são como guias. É aquilo que somos e não o que gostaríamos de ser, em resumo é a nossa essência. Não são nossos princípios morais, pois estão intrínsecos em nós. Eles que nos direcionam para aquilo que realmente importa. E quando caminhamos de mãos dadas com eles temos a sensação de completude, de estar no caminho certo. E quem não quer isto?
Pode parecer fácil encontrá-los, mas exige desprendimento e zero julgamento seu com você mesmo. Existem muitas formas, ferramentas e exercícios para descobri-los, mas eu vou passar aqui um exemplo retirado do livro :
Coaching Coativo – mudando negócios e transformando pessoas – Editora Évora.
“Um momento especial”
Relembre alguma cena vivida muito especial onde se sentiu realizado(a) e feliz. Um momento específico, um trecho de uma história. Assim que encontrar pense: com quem eu estava, o que estava acontecendo, fazendo o que, o que tinha ao meu redor, o que senti de tão prazeroso e importante?
Coloque tudo isto num papel. Depois ao lado escreva o que cada coisa representava a você naquele momento.
Exemplo de cena: ” estava na praia com minha esposa, filha e cachorro lendo meu jornal predileto, tomando minha cerveja gelada, admirando a natureza e a paisagem.” Esposa + filha = família. Cachorro = companheirismo, lealdade, amizade. Jornal = informação, conhecimento. Cerveja = lazer, divertimento. Natureza = conexão com o Universo, contemplação, gratidão…
Localize 10 valores nesta cena. Após encontra-los diminua para apenas 5. Uma forma de te ajudar é pensando o que eu não abriria mão: do divertimento ou da família? Do companheirismo ou da informação? e assim por diante, até chegar numa lista destes 5 itens por ordem de prioridade como abaixo:
1 – família, 2 – companheirismo, 3 – lazer, 4 – informação, 5 – gratidão.
Com certeza se seu objetivo atualmente é ter um emprego que proporcione mais lazer com sua família num ambiente cordial e por ventura seu trabalho seja o oposto disto, te faça trabalhar muito além do horário normal e ainda com pessoas nada amigáveis, você está simplesmente indo contra quem você é e a probabilidade de você estar infeliz é imensa.
Isto se aplica a qualquer objetivo que você determinou. Quer ver?
Você acaba de entrar num relacionamento não muito definido, mas ele deixou bem claro que não quer casar, ter filhos, detesta viajar, animais de estimação etc…a probabilidade de você ficar completamente desgastada nesta relação muito antes do que imagina é imensa!
Os valores são nossos nortes e por isto são tão importantes para chegarmos rumo ao sucesso.
Conforme falei mais acima este tema demanda tempo, faça quando estiver tranquilo (a), em paz e conectado em quem você é, em caso de dúvidas é só me chamar! Vou adorar te ajudar!
Amanhã tem mais!