Um belo dia minha terapeuta deu a entender que eu estava de alta. Meu primeiro pensamento: e agora? Como eu vou me entender e chegar as conclusões que eu chego aqui? Não vou conseguir.
Esta frase “não vou conseguir” já passeou por mim infinitas vezes. Por muitos e muitos momentos eu disse “não vou conseguir”, mas sempre tinha alguém (no caso minha mãe) que dizia “- Claro que vai, vai lá que você consegue”. E eu ia lá, morrendo de medo e conseguia. Era sempre assim. Eu achava que era muito para mim e ela dizia que ia dar tudo certo. E tudo dava.
Atribuía o sucesso da situação às palavras dela. Achava que ali havia algo mágico (e havia com certeza, mas não esta mágica que eu suspeitava).
Quando eu fiquei em “alta” da terapia era mais ou menos isso: e agora? Não vou conseguir sozinha. Só que aquela vozinha vivia em minha cabeça e por isso fui andando “sem ajuda de aparelhos”.
A conclusão a que eu cheguei é que sempre conseguimos quando estamos dispostos a isto. Não sou melhor porque tive alta da terapia, a única diferença é que hoje eu me conheço mais, me entendo mais e assim consigo saber a causa de cada reação minha. O fato de não estar mais lá, não significa que hoje eu não tenho dúvida, incerteza, insegurança ou dificuldades para realizar as coisas.
A diferença é que hoje eu sei porque estou tomando determinada atitude. Porque estou “falhando” em tal situação. Porque eu reajo de forma “x” quando me acontece “y”. O que não significa que eu não recorra a ajuda quando eu acho que a situação pode apertar.
O que eu quero dizer com tudo isto?
Que o autoconhecimento é fundamental para conseguirmos saber exatamente onde estamos, porque estamos e o que temos que fazer para sair da situação atual (caso seja ela a nossa meta).
Como você vai se descobrir e se entender? É uma caminhada sua pelo mundo do autoconhecimento. Eu me encontrei na terapia, porque amo e acho fundamental me conhecer desta forma.
E se você achar que não quer fazer nada está tudo bem. Ninguém precisa fazer algo porque o outro fez. Ou porque foi bom para o outro, mas saber quem somos pode nos fazer conseguir aquilo que jamais pensávamos ser possível.
#motivaçãotododia #keilacaiani