Sabe aquelas relações destrutivas que a gente entra conscientemente e pensa que é melhor aquilo do que nada? Aqueles relacionamentos feitos de migalhas ou de muito, mas muito pouco? Ou aquela amizade que aparece para nos sugar e depois de conseguir vai embora? Ou familiares que abusam do “poder” para colocar a gente lá no chão?
Existe uma explicação psicológica para isto, mas eu não sou psicóloga e cada caso é um caso, por isto vou falar o meu caminhar sobre este tema.
Por muito tempo eu fui esta pessoa. Aceitava migalhas de todos porque a carência de estar “à toa” ou sem alguém fazia eu estar disponível o tempo todo. Isto me acarretou por muitos anos ser o balcão de ajuda onde todo mundo podia ligar, aparecer, desabar que estaria disponível. Também acabei sendo aquela que os caras aparecem para descartar todo lixo dos relacionamentos passados e logo depois encontrar a mulher dos seus sonhos (que nunca era eu).
Leva-se um bom tempo (e no meu caso anos de terapia) para entender que os culpados não eram eles, nenhum deles, era eu. Eu permitia que qualquer pessoa aparecesse e “abusasse” de mim. E este abuso não era assédio moral. Eu tinha receio de ser descartada. Medo de ser quem eu realmente sou, desagradar o outro e perder aquilo que eu nunca tive.
Dica importante: só quem se ama oferece o melhor que se tem e com isto conquista relações reais. Pode parecer óbvio isto, mas não é.
Sermos nós mesmos dói porque compreende aceitarmos o lado sombrio também. É abraçarmos com muito amor todos os nossos lados. É compreendermos que em nossa caminhada o importante é dar o nosso melhor, mas para aquilo que realmente vale a pena.
Por que eu vou aceitar uma pessoa me tratar de qualquer jeito sem dar um basta nisto se eu posso ter relações muito mais saudáveis e honestas que não me custem toda esta energia?
Por que dizer sim para o “nada” se eu posso dizer sim para o “tudo”?
Tudo em nossa vida são escolhas, por isto que vale a pena escolher o que queremos ser: essência ou conveniência.
***lembrando que falaremos sobre este tópico em breve no circuito de palestras promovido pelo Motivação Todo Dia e a Psicóloga e Coach Adriana Bandeira, confirma na aba Agenda