Outro dia uma amiga me contou que a amiga dela sumiu do nada. Esta minha amiga obviamente estranhou o comportamento dela e tentou se aproximar, mas de nada adiantou. Depois de meses o mistério foi resolvido: uma depressão misturada com revolta e vontade de sumir do mapa.
Agora colocando na nossa vida um pouquinho: acordou desanimado, preocupado, cansado, ou qualquer outro “ado” que possa estar te acompanhando. Sei lá, temos dias assim em que parece que fizemos algo errado em ter apenas levantado da cama!
Ai vem a pressão do mundo: “você não pode mostrar que não está bem”.
Por favor, alguém me explica melhor como é isto? Quem disse? Qual a norma, contrato, acordo ou documento que diz que quando não estamos bem temos que “fingir” que tudo está bem?
Todo ser humano tem um dia ruim e, dependendo do momento, vários dias ruins. Não seria mais legal rolar uma conversa franca entre as pessoas que estão passando por algum problema e os outros que não estão? Não seria mais fácil a convivência?
Quero deixar claro que não estou dizendo aqui para a gente viver a tristeza por anos, ficar com o disco riscado falando milhões de vezes o mesmo assunto e remoendo feridas, mas se dê o direito de não estar bem. Se merecemos estar feliz, temos o direito de estarmos tristes também.
E quanto mais guardamos nossas tristezas, elas vão sendo escondidas sorrateiramente numa caixa preta da vida e ela não é como a do avião, pode explodir como uma panela de pressão a qualquer hora, principalmente quando não dividimos.
Que tal dizer a verdade para seu marido sobre o resultado do exame ao invés de tratá-lo como culpado da sua doença? Ou contar para sua melhor amiga, que não está entendendo nada do que você está passando, que ela te trocou por outro, avisar o seu chefe que sua produção no trabalho está ruim porque sua vida pessoal está virada de cabeça para baixo devido a doença da sua mãe? É libertador!
É um ato de amor e respeito com a gente mesmo, além de permitirmos nossa vulnerabilidade aparecer.
Ninguém vai te achar pior por ser humano, mas podem te achar de menos por não ser franco com você e com eles.
Que tal começar?