Hoje ouvi uma frase que me deixou pensativa: “a vida é o que acontece enquanto estamos planejando”. A minha memória pós trinta não me deixou guardar o nome do autor, mas seja ele quem for, me deixou intrigada. Talvez porque eu faça planos e mais planos, tenha listas e mais listas de coisas que quero, pretendo ou idealizo fazer. E enquanto eu viajo no mundo das ideias, a vida está aí, passando.
E a gente se deixa levar pelo relógio, pela rotina, pelas tarefas, pelas pseudo-urgências, o sonho fica pra amanhã, o querer pra quando der, a vontade pra segundo plano. Afinal, temos uma agenda a cumprir. E tudo bem ver as pessoas só quando der, até porque, todo mundo está “na correria” mesmo!
Por mais que a gente saiba que pra morrer basta estar vivo, as coisas ruins só acontecem na casa do vizinho. A juventude parece eterna. E envelhecer fica como um alvo bem distante.
Mas aí, de repente, é novembro. E já tem papai noel no shopping, panetone no mercado, pisca-pisca nas lojas. E passou… o ano se foi… e os planos… bom, ficaram naquela lista que a gente costuma produzir em dezembro e esquecer depois do Carnaval.
Meu desejo é que nesse final de ano a gente planeje mais. Sim, porque eu não vou abandonar minhas listas. Só vou ficar mais atenta, pra não perder a vida que passa enquanto essa organização acontece. Que os nossos planos se transformem em presença, energia e não precisa esperar o ano novo, afinal, a tal da vida já está aí, passando…
* Simone Alves da Costa é professora universitária e consultora de carreira. Adora contribuir com o desenvolvimento das pessoas por meio da escrita!
#motivaçãotododia
#simonecosta