Quando damos um passo, seja ele o tamanho que for, para chegar no nosso propósito final temos que considerar que precisaremos de recursos. Ouvir esta palavra – recursos – pode assustar e levar o nosso pensamento em gastos financeiros, dinheiro a ser investido entre outros.
Pode ser, mas não é somente ele.
Lembra do objetivo do primeiro texto da série? Emagrecer 10 quilos? Neste caso, quais seriam os recursos?
O quintal da casa para fazer atividades físicas, a academia do prédio, uma corda que está guardada no quartinho, um peso comprado há algum tempo, um DVD de exercícios, um livro de receitas saudáveis, um computador (para buscar novidades sobre o tema), uma bicicleta e por ai vai.
No caso do motivação quando fiz esta parte de localizar recursos pensei em: computador, internet, a agência que eu trabalhava, dinheiro para investir em redes sociais (que praticamente nem usei, mas era uma opção), dinheiro para criar o site, o programa online que utilizo para as imagens, a energia elétrica para poder escrever, minha escrita afetuosa, os livros que leio e que me inspiram, etc…
Se você trabalha com artesanato o que pode incluir? Vamos supor que seja artesanato com feltro: o primeiro recurso é o próprio de diversas cores, cola, tesoura, linha, agulha, moldes, pecinhas que são grudadas no feltro pronto, internet para buscar moldes, impressora, criatividade, energia elétrica para usar a internet, talvez uma cadeira adequada para não dar problema na coluna, enfim, são outros meios para outros fins.
O que acontece?
Normalmente nesta fase as pessoas estacionam, pois associam automaticamente que para fazer andar precisam de muito dinheiro. Mesmo com os exemplos acima focam apenas no fator grana. Nenhum sonho está fadado ao sucesso e nem ao fracasso por conta de grana. Às vezes, um crowdfunding para angariar fundos para a sua ideia pode ser seu recurso no momento. O que não pode é parar porque você acha que não consegue.
Quanto mais determinação e força de vontade, quanto mais o Universo vir o movimento que estamos fazendo ele vai trazendo as respostas que precisamos e um belo diremos – nossa deu certo!