Sempre digo que o projeto Motivação Todo Dia é embasado em psicologia positiva, mas afinal o que será esta psicologia positiva que eu tanto falo?
As emoções positivas são aquelas que nós temos uma satisfação muito grande em estar vivenciando. Elas podem ser momentâneas e nos dar a sensação de alegria, entusiasmo, prazer, contentamento, encantamento, serenidade e esperança, por exemplo.
Isto nós podemos sentir quando vivenciamos algo que queremos muito: shows, viagens, momentos a dois, uma música que toca na rádio e que adoramos, reencontrar amigos queridos, ou seja, instantes em que a reação positiva é imediata.
Elas são importantes para nos dar um incentivo para a vida, porém não representam a felicidade autêntica. Isto significa que só podemos ter bons momentos?
Não, a psicologia positiva está ligada aos bons e aos maus momentos também. Porém, podemos contribuir para termos sentimentos positivos através do exercício de forças e virtudes. E quando menciono a palavra exercícios é porque existem ferramentas para descobrirmos estas qualidades que possuímos. Quando o bem-estar é composto por estas qualidades a vida torna-se mais autêntica.
Todos nós possuímos forças que não conhecemos até sermos desafiados e isto vai depender de cada indivíduo. E através da psicologia positiva podemos trabalhar estas virtudes de forma a termos mais momentos felizes ou incentivadores do que o contrário, sem deixar de viver os maus momentos, pois eles nos pedem uma ação para nos tirarmos de lá.
É por isto que os textos escritos por aqui normalmente possuem um olhar mais positivo sobre as adversidades, porque eu utilizo desta ferramenta para reforçar minhas forças e virtudes.
Este assunto é bem rico de informações e para quem quiser saber detalhadamente indico os livros – Felicidade Autêntica e Florescer, os dois de Martin Seligman, PHD e professor de Psicologia.