Estar presente no local que parece a sua casa é a sensação que eu tenho toda vez que eu passo pela Bienal do Livro em SP. Meu mundo, meu espaço.
Muitos livros de todos os gostos, misturados por todos os locais.
Estandes imensas e cheias de bom gosto, outras menores com poucas pessoas. Aqueles “brindes” que nada mais são chamariz para vender uma assinatura de revista e muita gente.
Durante a semana é comum a visita de crianças na Bienal o que deixa o local, sob meu ponto de vista, especial, pois tem escolas particulares e públicas e para este segundo grupo iniciar o amor pela leitura pode transformar vidas. A Turma da Mônica está com um espaço muito bacana onde a sensação é fazer parte do gibi, tiram uma foto da criança e eles transformam-na em personagem. É para os pequenos, mas fiquei com vontade de virar uma da Turma.
Os preços estão bem variados. Lojas que fora do evento costumam ter bons valores estavam mais caras, como é o caso da Saraiva que tem dois espaços bem grande por lá. Já na Submarino todos os dias tem uma promoção “wow” que compensa bastante e preços especiais: a de ontem eram todos os livros do Game of Thrones por R$ 49,90.
Minha vontade era de estourar o limite do meu cartão e comprar todos os livros da Editora Sextante e da Intrínseca que são as minhas preferidas, mas me contive comprando apenas uma gramática moderna para deixar do meu lado quando escrevo a vocês!
E a pergunta que não quer calar: ” – por que você está escrevendo sobre isto? ”
E eu respondo: desde sempre meu maior amor foi escrever. Era minha forma de dizer ao mundo (ou quando menor apenas ao meu diário) que tinha desejos, sonhos e muita coisa para viver. Estar no meio de tantos livros, escritores e possibilidades, faz com que eu confirme ainda mais o caminho que devo andar.
Se você gosta muito de determinado assunto esteja de alguma forma perto dele. Participe de palestras, workshops, grupos de debates, encontros, webnários, palestras pela internet, assista vídeos, informe-se a respeito. Fale com profissionais da área, esteja sempre presente em tudo o que possa alimentar ainda mais a sua paixão.
Às vezes, tudo o que precisamos é estar na hora certa, no lugar certo e com a pessoa certa.