Aqui a gente também compartilha projetos bacanas e que incentivam o melhor do ser humano. É por isto que o texto de hoje será para falar justamente sobre uma ONG muito legal chamado Banco de Alimentos.
Você já ouviu falar? O que ela faz?
” A ONG atende 42 instituições e complementa a alimentação de 22 mil pessoas diariamente, minimizando os efeitos da fome e combatendo o desperdício de alimentos através da colheita urbana. A colheita urbana constitui na coleta e redistribuição de alimentos próprios para o consumo que seriam descartados. Além de combater a fome, evita que milhões de dejetos orgânicos poluam as cidades e o meio ambiente, gerando um ciclo sustentável e maior qualidade de vida”.
E como funciona?
Quando algum de nossos doadores está com excesso de alimentos, ele entra em contato. Enviamos um motorista ao local para recolher os que estão em boas condições e transportá-los para as instituições sociais, onde são aproveitados para produzir a comida que alimentará milhões de necessitados. Todo alimento coletado é imediatamente repassado, não há estoque.
E quanto se coleta num processo deste?
” Entre janeiro de 1999 e dezembro de 2015, o Banco de Alimentos arrecadou na Grande São Paulo 6.125.260,26 quilos de alimentos, beneficiando mais de 22 mil pessoas (entre crianças, jovens, adultos e idosos) e evitando um grande desperdício. Atualmente, são mais de 22 mil atendidos em 42 instituições. Uma média de 30 toneladas mensais doadas por 50 empresas parceiras”.
E como é realizado o transporte destes alimentos?
” Para transportar diariamente esses alimentos contamos com uma pequena frota de carros qualificados para esse tipo de transporte, com refrigeração, higienização, etc. Criamos uma campanha de financiamento coletivo, com o objetivo de alcançar o valor para quitar um de nossos carros e deixá-lo em condições de continuar nossas iniciativas contra o desperdício, gerando impacto social e ambiental.
Pode parecer pouco, mas com a sua ajuda, milhares de alimentos não serão descartados e chegarão até dezenas de instituições sociais e para mais de 22 mil pessoas todos os dias.”
Eu, Keila Caiani, tive a oportunidade de conhecer a fundadora da ONG, pois o Banco de Alimentos eu já conhecia e confesso que me encantei por ela, por isto que fiz questão de deixar este apelo a todos para que seja feita uma contribuição que pode ser à partir de R$ 10,00. O link para contribuir está aqui!
Motivação Todo Dia fica muito feliz em poder ser porta-voz de ações tão lindas e dignas como esta e espera que consiga através desta divulgação ajudar ainda mais a campanha!
Lembrem-se: juntos somos mais!