Deixe seu coração leve
O seu coração é seu guia, mas será que é fácil saber o que fazer para deixar ele leve?
Um coração machucado dispara farpas para todos os lados, agride gratuitamente as pessoas que lhe ama e desconta em qualquer outra pessoa a sua raiva.
E isso, dentro da psicologia analítica, chamamos de projeção. É quando o sujeito desloca algo seu direcionado a outra imagem que não seja ele.
Transformando isso numa linguagem bem simples, a raiva que a pessoa sente é projetada, canalizada em outra pessoa que pode até ter a ver com a situação, mas a raiva em si tem a ver com insatisfações de quem sentiu.
Se você passou recentemente por algum momento de tristeza, traição, decepção, se sentiu enganado(a), perdido(a), não pense que todas as pessoas que se aproximarem de você serão iguais.
Um coração leve não machuca
Cada um é diferente e tem seu próprio jeito de encarar as situações delicadas da vida. O tempo de aprendizado também é bem relativo, pois uns aprendem com os erros e outros não.
Enquanto estamos na mesma lição é sinal de que não aprendemos a matéria da vida. E para aprendermos é necessário autoconhecimento.
Autoconhecimento é o caminho da liberdade
Se eu sei quem eu sou, se eu reconheço o que está bom e o que não está bom no meu caminho.
Se eu reconheço meus momentos sombrios ou os iluminados eu me torno mais autônoma da minha vida e mais autoconfiante também.
E para isso é necessário desprendimento, humildade em compreender que erramos e que os outros também erram. E a vida não é apontar o dedo para o outro é saber que a cada dedo apontado tem mais 3 virados para nós.
A vida é admitir que a gente pisa na bola, atropela, troca os pés pelas mãos, desconta nas pessoas e muitas vezes nos fechamos para o novo.
O importante não é saber quantas lições ainda teremos que passar, mas que a cada aprendizado a gente saiba seguir nosso caminho de outra forma, sendo cada vez mais o que viemos ser, nossa essência, mais coerente com aquilo que acreditamos e adquirindo cada dia mais a nossa liberdade de sermos o que somos.