Eu acho esta palavra feia e o significado dela não muito agradável aos nossos olhos: procrastinação!
Esta palavrinha feia corresponde ao famoso “vou deixar para amanhã” (e o amanhã nunca chegar), ” vou fazer só depois que eu terminar de estudar todo o assunto”, ” quando eu estiver bem seguro(a) eu faço”, ” preciso me especializar mais”, “acho que ainda falta acontecer mais coisas para eu ir atrás disto”, ” só vou pedir demissão depois que tudo estiver certo” e eu poderia estender esta lista quase que infinitamente.
Alguém ai se identificou com alguma das sentenças?
Eu me identifico em todas. Dependendo da época da minha vida já utilizei uma ou outra. A questão toda é que mesmo que tenhamos uma justificativa plausível para não realizar aquilo que estamos querendo, o medo na maioria das vezes é o grande dono de tudo.
Até pode ser que não temos dinheiro suficiente para iniciar um negócio, mas será que precisa ter toda esta grana que calculamos? Fizemos conta, cálculos e vimos por A+B que realmente temos que gastar tal quantia? E se for a decisão de fazer um ano sabático, mas estamos no aguardo das coisas melhorarem na empresa, será que o problema todo está na empresa? Em um ano tanta coisa pode acontecer, inclusive você se casar lá nas Ilhas Gregas!
Acontece que se a gente não tomar conta deste bichinho ele nos pega e toma conta de todos os nossos atos!
É como fazer nossa agenda à noite com todos os compromissos do dia seguinte e no dia seguinte o Sol estar chamando a gente para descer para a piscina já que é sábado e que vai estar todo mundo lá. É assim que a procrastinação age com a gente, através das tentações que podem ser bem melhores do que fazer o que nos comprometemos.
Só que fazendo isto deixamos de lado questões muito maiores como sonhos e planos que só irão para frente se a gente abandonar pequenas coisas…