Conversando com os meus sobrinhos soube de um aplicativo que mensura o tempo que nós utilizamos o tablet ou os smartphones nas redes sociais (ou em qualquer outro programa que esteja instalado no celular).
Instalei, mas ainda não tenho muito o que dizer, pois são necessários alguns dias para que eu possa avaliar. Ele também permite pausas e bloqueios programados para determinados sistemas, como por exemplo o WhatsApp.
Isto me fez pensar no tempo que usamos inutilmente. Eu utilizo uma boa parte do dia no facebook e no WhatsApp para divulgações do motivação todo dia, mas também sei que passo uma outra parte do tempo ansiosa com os aplicativos, possíveis mensagens ou qualquer outra coisa que possa acontecer (como se do meu celular fossem sair as maiores surpresas ou milagres da vida).
Acontece que a vida não acontece dentro de um aparelho moderno e tecnológico, ela se passa fora: no vento gelado do dia de inverno, no sol quente do meio-dia, no latido do cachorro, nas brincadeiras de criança, no miado do gato, na discussão do vizinho, no trânsito da cidade que moramos.
Nos limitamos a ver a vida passar numa telinha de 5 polegadas (às vezes mais, às vezes menos), avaliamos nossa falta de sorte na vida através de fotos alheias postadas por conhecidos, na viagem maravilhosa compartilhadas passo a passo por alguém que queria eternizar o momento – e que a gente utiliza muitas vezes para jogar na nossa cara que não somos bons o suficiente – e sofremos por nada!
O nosso tempo inútil acontece quando pensamos demais em questões pequenas e deixamos de agradecer momentos deliciosos ao lado daqueles que nos fazem bem. Perdemos tempo querendo ganhar a discussão, sendo que podemos concordar para não piorá-la ao invés de queremos provar que estamos certos. Aliás, será que o nosso certo é realmente certo para todo mundo?
Quanto gastamos com o que não devíamos e esquecemos de investir naquilo que realmente faz bem?
Se existisse um aplicativo capaz de fazer pausas temporárias de pensamentos negativos ou inúteis eu baixaria agora, neste exato o momento e colocaria ele para bloquear eternamente, mas assim seria muito fácil e o trabalho seria da máquina e não nosso.
Por isto, que a nossa reforma interior precisa ser feita sem nenhum recurso do mundo externo, pois é no nosso mundo interior que fazemos verdadeiras descobertas e treinamos todos os dias a sermos melhores.