Compartilhar e aprender
Uma das tarefas mais delicadas em rede social é compartilhar e aprender, digo complicada porque precisa ser feito de coração.
Sabemos que existem egos inflados e quando se fala em “compartilhar, salvar e comentar” a lista cresce exponencialmente, mas nós não precisamos fazer parte disto porque existem pessoas praticando o bem e interessadas em dividir conhecimento de verdade e querendo mesmo saber mais sobre o outro.
Temos limitações e nem tudo conseguimos fazer com maestria, mas com o tempo certas habilidades vão se perdendo.
O que não quer dizer que não possamos reforçar outras áreas e o que não quer dizer também que não podemos aprender com o outro e ensinar o que sabemos.
Compartilhar é evoluir
A troca é essencial para o nosso aprimoramento espiritual e pessoal. Podemos ensinar e aprender numa quantidade imensa, mas para isso é necessário que a gente permita que isto aconteça.
Em alguns momentos de nossas vidas perdemos oportunidades incríveis por acharmos que determinadas pessoas não tem nada a nos oferecer.
Em alguns casos até julgamos que pessoas mais humildes não tenham muito conhecimento.
E é aí que deixamos de ouvir suas histórias e aprender aquilo que nenhum google, enciclopédia ou livro recomendado pode nos ensinar, a escola da vida.
É através desta partilha que podemos aprimorar nossa escuta ativa, nossa empatia e o mais surpreendente de tudo – a nós mesmos.
O outro é apenas um mínimo instrumento para que a gente se torne melhor. E quando eu digo melhor, é no sentido evolutivo e não no comparativo.
Podemos permitir que o outro nos ensine todo dia alguma coisa e com isso permitimos que as pessoas se aproximem de nós.
Compartilhar histórias, experiências e conhecimentos é saber aquilo que nenhum livro ensina, viver.
Parabéns pelo post. Estava procurando algo relacionado para compartilhar com os colegas do trabalho e na busca encontrei este post.
Gostei muito da simplicidade mas que expressa muito bem essa forma que tenho usado no meu dia-a-dia. Aprendendo com o compartilhamento.
Olá Mário, eu que agradeço pelo feedback. Que bom que será útil para seus colegas de trabalho.
Excelente semana!