Dê silêncio
Às vezes, a melhor ajuda que podemos dar é no silêncio. Muitas vezes nós achamos que palpitar, dar conselho ou exemplos poderá ajudar de fato alguém, mas esquecemos que cada um tem um caminho a percorrer e um tempo para elaborar.
Cada ser humano passa exatamente por aquilo que precisa passar e não vai adiantar nada se nós começarmos a dizer o que o outro deve fazer, porque dentro do caminho que ele deve seguir talvez seja necessário bater a cabeça algumas vezes até chegar na resposta, mas a resposta é dele e não nossa.
Por quantas cabeçadas tivemos que passar para chegar na consciência que temos hoje? Quantos “não” você recebemos para estarmos aqui?
Todo mundo passa por isto.
E é ai, neste momento de elaboração que o silêncio é a melhor forma de ajudar alguém.
Porque por mais que a gente tenha exemplos, conselhos edificantes ou uma palavra sábia o outro irá fazer aquilo que ele conseguir bancar. E se nós conseguirmos convencê-lo de fazer algo que não é da natureza dele ainda podemos ouvir que a culpa foi nossa.
O outro, assim como nós, precisa aprender a andar pelos próprios pés. Esteja por perto, dê apoio em suas decisões, mas jamais tente fazê-lo realizar algo do seu modo.
Dê silêncio.
Pode ser o melhor conselho oferecido em sua vida.