Decidi, há um tempo atrás, voltar a fazer minha gratidão diária. Já escrevi sobre o desafio da gratidão aqui.
Depois de ter participado desta maratona e aprendido muita coisa, além de fazer amizades especiais, continuei agradecendo apenas mentalmente, mas no final de 2017 senti necessidade de externalizá-la novamente, ou seja, toda noite agradecer por algo que havia acontecido no meu dia e colocar na rede social.
Curiosamente, comecei justamente quando várias áreas da minha vida começaram a me enroscar e sufocar. E ter algo para agradecer diante daquele maremoto parecia uma tarefa desafiadora demais ou impossível.
E ai eu me pergunto: se não é a providência divina soprar nos meus ouvidos para começar novamente esta gratidão, o que mais pode ser?
Agradecer, gera em nós um sentimento único de paz. Mesmo que nós tenhamos perdido algo ou alguém muito importante em nossas vidas, que problemas com pessoas próximas estejam acontecendo, que o emprego esteja demandando mais do que conseguimos dar no momento, quando nos conectamos com o sentimento de gratidão o coração acalma e a alma começa a conversar conosco de forma mais amorosa.
Existem explicações científicas sobre os benefícios do hábito da gratidão e eu vou compartilhar algumas delas:
- melhora a qualidade do sono – se antes de dormir nós colocarmos uma lista de acontecimentos, coisas, pessoas que somos gratos naquele dia a probabilidade de dormirmos melhor será infinitamente maior do que se formos dormir lembrando da discussão com o irmão ou do dia turbulento que tivemos;
- alivia o estresse – se a gente dorme melhor, ficamos mais relaxados e consequentemente menos estressados e em alguns estudos diz que ajuda a diminuir o cortisol, que é o hormônio do estresse;
- diminui as dores físicas – o hábito de agradecer faz com que cuidemos mais da saúde, alimentação e com isto, o aumento dos exercícios físicos, consequentemente gerando menos dores físicas e nos sentindo mais saudáveis;
- disposição para praticar a empatia e enfrentarmos as pressões do dia a dia – quando agradecemos a nossa vida começamos a mudar o modo como enxergamos a vida dos outros e ao nos depararmos com a dor alheia o sentimento de compaixão e empatia se fortalece também, automaticamente nossa visão sobre a vida tona-se mais leve.
Então eu pergunto a vocês: diante destes itens mencionados, não vale a pena começar a praticar a gratidão?
O que eu posso dividir, por experiência própria, é que mesmo em dias nublados meu olhar mudou. Ao invés, de reclamar porque algo ruim aconteceu eu agradeço pela possibilidade de aprender com tudo aquilo que passa pela minha vida.
Para quem quiser saber mais, basta me mandar mensagem que eu terei o maior prazer em dividir a minha experiência.