Minha mãe costumava dizer frases que marcavam e, ao mesmo tempo, nos ensinava. Dizia que quem gritava perdia a razão, que o que era de gosto regalava a vida, que viver era fácil, bastava respirar, mas que conviver que era a arte mais difícil da vida…e mais uma porção de outras sentenças.
Hoje me recordei de algo muito específico. Como ela era cadeirante e não andava, sempre incentivou meu pai a sair, fazer aulas de dança de salão (que era algo que ela adorava) e de tanto falar ele resolveu fazer.
Naquela época, minha compreensão era bem menor da que tenho hoje (não que eu tenha tanta assim) e minha intolerância alcançava pontos altíssimos. Numa destas eu comentei com ela:
– Mas mãe e se o papai arrumar outra mulher?
” – Filha eu confio em mim. A gente precisa confiar na gente sempre!”
– A senhora não sente ciúmes?
” – Eu não. O que é para ser nosso não vai embora. Se você precisar correr atrás de algo ou alguém é porque não é para você!”
Era muito difícil para eu entender o que ela queria dizer. Eu acreditava que minha mãe estava entregando os pontos mesmo sabe? Como se fosse um pretexto para dar meu pai de bandeja para alguém, mas não era.
O anos se passaram e eu ainda me vejo em várias cenas que as coisas não acontecem do meu jeito. Momentos em que eu peço a Deus para dar certo e que não acontece. ” O que é para ser nosso não vai embora ” ecoa a minha alma…
São incontáveis as vezes que aceitamos apenas aquilo que programamos na nossa mente. E “a mente, mente”, como dizem por ai. Se não sair conforme o acordo fixado no nosso cérebro, é birra aqui, silêncio ali, raiva acolá e por ai andamos numa lista de sentimentos doloridos, que só fazem realmente doer.
E se não for do seu jeito? E se não for do meu jeito?
Será do jeito que tem que ser, pois não temos controle da vida. Não sabemos o dia que partiremos daqui ou o dia mais feliz que viveremos. Não conseguimos controlar nem nossa emoção quando somos contrariados, como determinar que nos aconteça algo?
” Se você precisa correr atrás de algo ou alguém é porque não é para você! “