Com o tempo, se a gente não vai se reciclando ficamos obsoletos, assim como os antigos orelhões que ainda existem na cidade de São Paulo.
E para que a gente evolua de orelhão à smartphone precisamos estar predispostos a isto.
O que faz eu pensar no meu pai e na minha mãe. Meu pai sempre foi um cara preguiçoso para aprender, ele gosta das coisas fáceis, tanto que quando tivemos o primeiro computador em casa (aquele da era do disquete – os mais vintages entenderão) ele me deu o cartão do banco dele para que eu pudesse sacar o dinheiro. Ou seja, ele pensou que fosse um caixa eletrônico.
Já a minha mãe era uma mulher à frente do seu tempo. Estudou quando pequena: francês, latim, inglês e até a idade adulta lembrava de algumas frases destes idiomas. Fez curso de datilografia, depois descobriu o computador e achou incrível, tinha MSN, gostava de internet e sempre estava buscando uma forma de se reinventar (dentro de suas limitações físicas, já que era portadora de esclerose múltipla).
O que nos leva a acreditar que não é a idade ou a falta de habilidade que faz com que a gente não se reinvente. É a falta de vontade, dedicação e foco. Quer ver só? Pensa naquele show que queremos muito ir, mas que não temos dinheiro. O que a gente faz? Buscamos de todas as formas possíveis conseguir um ingresso, seja ligando em rádios, participando de promoções, fazendo contato com os amigos e pedindo, ligando na realizadora do show, mandando mensagem no facebook e tudo mais que a nossa criatividade achar interessante fazer.
Isto indica que quando nos dedicamos a algo fazemos acontecer. E quando não colocamos energia e concentração naquilo alguém faz por nós e depois ficamos com aquela cara de “orelhão no mundo dos smartphones”.
Estes pequenos exemplos mostram de forma eficaz o quanto temos potencial e o desperdiçamos. Se quisermos chegar lá, que a gente faça acontecer, abraçando oportunidades, arriscando aprendizados novos todos os dias, estudando, lendo, se dedicando, iniciando um curso, participando de palestra, etc.
É assim que a gente transforma os nossos orelhões em celulares de última geração!