Você ama ou é grato?
“Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.” Fonte: Significados
“Amor verdadeiro é aquele onde duas pessoas se amam, independente das situações e problemas que possam viver…é aquele onde nada abala e que resiste a qualquer dificuldade, fazendo com que o casal fique unido nos momentos ruins e celebre todos os momentos alegres juntos” Fonte: Significados
É amor ou gratidão?
Não dá para negar que tanto a gratidão como o amor envolvem bons sentimentos, porém, a intenção entre eles é diferente.
Quando falamos sobre agradecer, ser grato, pode envolver outra pessoa ou simplesmente algo que esteja acontecendo (ou não em nossa vida).
Esta palavra entrou entrou em minha vida há alguns anos e foi extremamente impactante. Realmente serviu como uma forma de ver a vida mais leve, um modo de compreender cada fase e momento que passo e aprender. Também foi a forma de eu valorizar pessoas, momentos e sentimentos.
Quando você ama, embora seja uma maneira de agradecer o outro por tudo de bom e por todos os momentos juntos, envolvem sentimentos diferentes, como, desejo, partilha, troca, vontade de estar junto, afeto, carinho, reciprocidade e entre outras coisas, respeito.
Eu posso ser grata em ser amada, mas não amar. Eu posso ter alguém que me dá uma série de coisas que envolvem uma paixão, mas não ser meu amor. E eu posso confundir estes sentimentos e achar que estou amando quando na verdade estou apenas sendo grata a alguém por tudo de bom que me fez ou faz.
Como saber isso?
Consideração não é amor.
Alguém pode aparecer em nossas vidas e nos “salvar” de um momento difícil, nos dar um norte quando estávamos completamente perdidos, nos mostrar a vida colorida novamente e isto ser entendido por nós como amor, tanto da pessoa por nós como o contrário. Porém, com o tempo, vamos notando que a irmandade se estabeleceu.
No amor há um desejo, nos doamos por amar o outro como ele é. Aceitamos. Não preenchemos nossas lacunas, transbordamos nossos sentimentos de forma que sempre tenha a oferecer ao outro.
Se você tem um relacionamento no momento e está em dúvidas sobre o que sente. Ou se o que sente é realmente amor, se pergunte o que te faz estar com ele ou ela.
A chave para compreender nossos sentimentos é o , porque os nossos sentimentos precisam de transparência primeiro para nós e depois para o outro.
Se temos dúvidas do que sentimentos e temos sentimento de posse dele ou dela, pode não ser amor.
Compreender o que se passa em nossas vidas, aceitar a nossa história, perdoar o que precisamos perdoar e seguir adiante, são maneiras de nos conectarmos com a nossa essência.
Independente do que for o seu caso, jamais deixe de ser grato a cada pessoa que entrou em sua vida, seja para colocá-la de cabeça para baixo ou para transformar seu mundo ainda melhor!