Estar no momento presente é também uma forma de minimizar a ansiedade, pois se você está vivendo este instante não existe outra hora mais importante do que esta.
Na teoria fica fácil de entender e faz todo o sentido do mundo, mas e quando o momento presente está todo embolado? Todo cheio de dúvidas e reflexões que não nos levam a caminho algum?
Já passei por períodos assim e em todos eles o que mais eu percebi foi que depois tudo fazia sentido, tudo tinha explicação e toda a minha ansiedade era desnecessária.
Outra coisa bem típica depois que transpomos por situações assim é acharmos que era desnecessário e nos prometer a nunca mais ficar daquele jeito.
Mas ai chega uma outra situação complicada, delicada e a gente começa a colocar a cabeça em ebulição de novo virando um ciclo vicioso.
O que fazer?
Respirar!
É o que eu tenho feito de uns tempos para cá e tem dado certo.
Se algo está tortuoso, confuso, estranho na minha mente eu começo a respirar profunda e lentamente contando até 6. Depois faço o mesmo processo soltando o ar. E de todas as vezes que eu fiz o que percebi é minha mente mais calma, posso até dizer que uma compreensão maior chegou até mim.
Existem muitos estudos sobre a respiração e eu nunca os levei muito a sério, mas depois que fiz e percebi mudança resolvi vir aqui e compartilhar com vocês, quem sabe dá certo por ai também?