O que fazer quando as coisas não dão certo?
Quando as coisas não andam no fluxo que que a gente gostaria, o que fazer? Qual é a atitude ou o movimento necessário para sair desta sensação?
Esta foi a pergunta que eu fiz para a lista de transmissão do MTD, caso você não faça parte e tenha interesse em participar basta clicar
E foi um exercício muito produtivo de escuta empática, conhecimento e partilha e que permitiu fazer este conteúdo reunindo todas as dicas bacanas que saíram por lá.
Aproveito para agradecer e homenagear os colaboradores com este texto. Vamos conferir?
Acreditar nas leis do Universo e nas práticas meditativas
Há alguns anos quando fazia reprogramação celular, o Toninho, terapeuta criador desta reprogramação, dizia que as pessoas ocidentais tinham uma ideia muito errada de meditação.
E que se fossemos analisar o momento presente, certamente focados no agora nós não teríamos problemas, pois eles costumam ficar no nosso futuro, no amanhã, no depois, e então ele completava dizendo que meditar era estar presente no momento presente, repetitivo, mas verdadeiro.
Meditar foi algo que recebi como sugestão de várias pessoas, além de ser um excelente remédio quando as coisas não dão certo, é uma maneira de acalmar a mente e compreender o que aconteceu. Deste modo, damos permissão para que o Universo possa agir e se esta dinâmica for acompanhada de uma boa leitura pode enriquecer ainda mais esta atividade.
O ato de rezar foi uma alternativa possível, pois é contemplativo, meditativo e quando feito de coração, com fé, sinceridade, vontade e intenção tem um poder transformador tão grande que abre caminhos e ideias.
Fazer reflexões e pausas
Antes de refletir, para algumas pessoas, há tristeza, revolta e até mesmo uma vontade muito grande de isolamento. Pode ser fundamental no processo de aceitação se este isolamento não for uma forma de esconder um processo depressivo que se inicia, portanto, reparem neste sentimento que envolve o “isolar”.
Se neste momento “só eu” for para colocar a casa em dia, elaborar o sentimento envolvido para poder dividir com alguém de confiança, compartilhar e trilhar o novo rumo daquela situação é super válido.
A autossabotagem e o flexibilizar
Sabotar como solução, não pensar sobre o assunto, fingir que não é com a gente, pode fazer parte do nosso medo do desconhecido, mas depois, se em algum momento voltamos para ele e começamos a sua elaboração do que aconteceu.
As reflexões são formas de entrarmos em contato sem dor, se em algum momento este refletir envolve diminuir nossas capacidades ou habilidades, estamos apenas despejando um caminhão de lixo mental sobre nós e isto não será nada produtivo.
Porém, quem entra para compreender, na autoconsciência, dá um tempo para si, pondera, aceita, agradece, pesquisa vídeos que falam sobre o tema, entendem que é um dia de cada vez que as coisas andam e permitem que o novo chegue ficando disponível para uma mudança de comportamento de si pode se beneficiar muito desta opção.
Prática da autocompaixão
Tive uma surpresa agradável ao me deparar com respostas que incluem o , como ouvir uma música gostosa que anima e tira a gente da vibração ruim, se acolher e se reconhecer com erros e acertos, mas se dar o direito de tomar um chocolate quentinho ao final de um dia frio.
Assistir um bom filme, descansar, conversar com alguém alto astral e se acolher.
Olhando cada colocação dos participantes, eu percebi que me encontro em cada um deles, tenho um primeiro momento de ficar tensa, nervosa, triste, preocupada que costuma levar no máximo um dia.
Depois passo para o estágio dois que é jogar o pedido ao Universo e fazer as perguntas que me levarão até o caminho de seguir, mas muitas vezes eu coloco um som alto, faço meditação guiada, converso com um amigo, reflito e compreendo que no final está tudo certo, pois aconteceu exatamente aquilo que era para acontecer.
Agradeço mais uma vez a todos que contribuíram para estas dicas super simples, fáceis e cheias de sentido para mim, espero que para vocês também.
Aproveito e deixo aqui o convite para quem tiver interesse em passar por um processo terapêutico comigo basta .