Sabe quando a unha descola da pele?
Ela costuma acontecer da forma mais tola possível. Às vezes, ao tentar abrir uma simples tampinha colocamos nossa unha em ação e pronto a arte está feita. Depois que isto acontece sentimos um ardor cada vez que vamos mexer com este dedo. E automaticamente vem a lembrança do que fizemos que remeteu a este machucado.
E o mais curioso é que quando o ferimento está quase curado, muitas vezes, conseguimos numa coincidência infeliz, ferir no mesmo lugarzinho. E volta a doer tudo novamente.
Esta metáfora é a melhor explicação que encontrei para falar sobre quando pisamos na bola com alguém ou quando fazem isto conosco.
Muitas vezes, a situação é tão imperceptível que achamos que não foi nada, que o outro não percebeu ou o contrário, o outro faz achando que não fez nada demais, só que nos feriu.
Ai o precioso tempo chega e nos dá a capacidade de diluir o machucado, as palavras insensatas, a crueldade com que alguém nos tratou e nós relevamos, deixamos para lá. De fato, fazer isto nos dá uma sensação de leveza sem tamanho. Sentimos que o peso foi embora e que podemos seguir nossa caminhada em paz.
Porém, o que nós nunca imaginamos é que a qualquer momento a unha pode “descolar” de novo com alguma ponta afiada e tudo pode acontecer do mesmo jeito sem que a gente possa controlar isto.
O lado bom da reincidência é que desta forma já não ficamos surpresos pelo ato em si, já compreendemos melhor que feridas deste tipo acontecem e que se repetem se nós não prestarmos atenção no todo.
E isto envolve percepção, intuição e maturidade. Outro ponto positivo é que quando fere de novo temos certeza que é preciso fazer algo diferente e de forma definitiva, caso contrário a casquinha volta a sangrar.
Sempre teremos machucados prontos para serem mexidos, palavras prontas para serem feridas e pessoas disponíveis a quererem o pior de nós, mas vai depender da gente esta permissão e invasão da nossa vida.
O que vale mesmo é contribuirmos para o mundo de forma positiva, acolhedora e pacífica.
O que o outro nos faz é responsabilidade dele e quanto a isto não temos nada a fazer.