Por que agradar o outro?
Essa pergunta pode parecer sem sentido a princípio e a resposta pode ser automática. Por que agradar o outro? Porque eu gosto de ver o outro feliz.
É claro que agradar o outro para ver essa pessoa feliz, para que ela possa se sentir melhor de alguma situação que esteja passando ou ajudar a quem precisa num trabalho voluntário deixa o nosso coração quentinho. E isso pode ser muito bom para nós.
Mas tem muita gente que tem mania de ajudar todo mundo o tempo todo a ponto de se prejudicar em sua vida fazendo dívidas, não resolvendo questões importantes da própria vida, em prol do outro. Será que isso é saudável?
Por que não agradar a gente?
Quando estamos dispostos a ajudar apenas o outro podemos estar camuflando sentimentos e emoções que estejam em nós e numa tentativa de não sentir canalizamos esse auxílio para o outro esquecendo completamente de fazer algo por nós mesmos.
Existem perguntas que podemos fazer para saber se estamos indo por este caminho:
- É quase um vício ajudar o outro?
- Adoro fazer um favor para alguém?
- Se esse alguém é alguém próximo eu espero reconhecimento?
- Quando eu não recebo reconhecimento da pessoa que ajudei surge uma sensação de frustração?
Se você respondeu sim para mais de uma pergunta destas é sinal de que sua ajuda ao próximo pode ser uma forma de desfocar da sua dor.
Quando ajudamos para sermos “legais”
E quando ajudamos para sermos legais demais? Para todo mundo gostar da gente e sermos aceitos.
Este desejo de pertencer todos nós temos e é natural, mas querer agradar para isso é altamente prejudicial para nós. É uma das razões pelas quais o autoconhecimento é tão importante. É através dele que conseguimos compreender as razões de agirmos de determinada maneira.
O amor, começa por nós mesmos
Se a nossa vontade é primeiro ajudar o outro e depois a gente tem algo que precisa ser visto. Agradar a nós mesmos é a melhor forma de termos relações mais sinceras e reais.
Aproveite a beleza de se amar e se acolher e se precisar de ajuda, !