Era uma vez uma moça que sempre se lamentava porque as pessoas não davam a atenção que ela desejava. Logo ela que ajudava todo mundo, como não ter um mínimo de retorno?
Um belo dia um sábio apareceu e a questionou sobre sua mágoa: ” – Eu que sempre estou a disposição de todo mundo quando preciso de uma mão amiga não aparece ninguém.”
Foi então que ele projetou em sua frente uma tela que a possibilitou ver várias situações de sua vida. Em todas ela estava muito ocupada no seu mundo e não notava nada ao seu redor.
Ao final do filme ele perguntou se ela havia entendido o que de fato tinha acontecido e prontamente a moça disse que sim, que reconhecia seu esforço, mas que ninguém ao redor notara ou ajudara.
E o sábio disse:
” – Quando estamos muito focados em nós mesmos não percebemos nada a nossa frente. Durante todos estes anos você exigiu dos outros muito mais do que eles poderiam te dar e muito mais do que doou. Pessoas das mais diversas se aproximaram para conversar, buscando uma palavra amiga, um abraço ou apenas a sua presença. Você não percebeu que isto só ia te ajudar e saiu por ai julgando e dizendo que eles eram egoístas que só pensavam em si. A vida tentou te mostrar inúmeras vezes que este caminho que você está trilhando é muito solitário, mas a escolha foi feita. Agora as eles se cansaram da sua ausência e decidiram caminhar sem ti. Se realmente quiser ser ajudada, aprenda a ajudar, mas não cobre, pois o amor não se cobra, amor a gente oferece.”
Ela envergonhada compreendeu e resolveu mudar, sabia que seria desafiador, mas que ia valer a pena.
Nosso sábio sempre conversa com a gente. Ele nos manda sinais, avisos, pessoas e experiências das mais diversas para que a gente aprenda, mas só cabe a nós aceitar o ensinamento. Ninguém consegue fazer por nós o que temos a cumprir.
Por isto, te digo: se por acaso o que você aguarda não está acontecendo, pergunte ao seu sábio, ele te responderá!