Existem períodos em nossa vida que tudo é tão tranquilo que parece que entramos em modo “pause”, por outro lado, existem semanas que o aprendizado vem a cada instante, o tempo inteiro e que com tanta coisa ao mesmo tempo desconfiamos que não iremos tirar nota máxima na prova da vida.
Posso contar algo? A graça está exatamente ai! Nem sempre tiraremos a nota máxima nesta prova se a nossa preocupação for exatamente passar, mas podemos viver e sentir para poder experimentar novos gostos, novas formas de se viver, novas maneiras de pensar e agir e de aceitar o que é diferente de nós.
Quando estamos no momento “vida em aprendizado intenso” tudo é importante: nossas ações, observações, reações, o que o outro nos diz, o que o outro não diz, mas demonstra em suas atitudes. Qualquer detalhe é válido pois é o que visitamos no outro e em nós mesmos que nos faz crescer.
A minha última semana foi assim.
Aprendi, me repreendi, aceitei, passei da medida, revisitei um “eu” antigo, voltei atrás, compreendi e por fim agradeci.
Muitos sentimentos estiveram envolvidos, mas de todos deles o que mais permaneceu comigo foi a certeza de que não temos controle sobre nada nesta vida. A impermanência é garantia. Hoje estamos vivendo um amor, amanhã estaremos terminando esta relação que parecia ser certa e sólida. Hoje queremos aproveitar a vida em festas, shows e baladas, amanhã consideramos uma reunião em casa como a melhor forma de aproveitar a vida. Hoje acreditamos em determinadas crenças, amanhã podemos achar outra forma de conexão com o Universo.
E isto acontece o tempo todo. Não há regras ou modelos a serem seguidos.
Existe a nossa intuição e o nosso sentir. Eles são excelentes termômetros para que tenhamos as melhores experiências de vida. O que não significa que iremos acertar sempre.
Portanto, que a gente possa sempre experimentar!