O sentido do amor
O amor está no meu ar. Tem me rondado das mais variadas formas, nos mais sutis gestos. E chegou outro dia em forma de texto e vídeo.
O primeiro dizia “…só é amor se é incondicional. Não tem amor com condições. Eu me amo só se me aceito tal e como eu sou. E, ao mesmo tempo, não posso amar alguém ao tempo que tento mudá-lo para que se adapte ao meu ideal de parceiro…E eu amo aos outros, só quando abraço neles a sua complexidade (seus talentos e seus desafios)…” Para quem quiser ler inteiro segue o link da LesAmplix.
Amar até a página 2 não é amor. Pode ser atração, desejo, vontade e comodidade também, mas aquilo que é incondicional acolhe nossas sombras junto. Compreende que somos imperfeitos, vulneráveis e passíveis de escorregadas.
Quando impõe ou requer que a gente mude é egoísmo. E neste parágrafo eu encontrei muita verdade e afeto.
O vídeo, foi do Ique Carvalho – https://www.youtube.com/watch?v=R0S4zTGdszk e me emocionei muito. Primeiro, pela identificação das nossas histórias, depois pela sutileza contada e por fim, pela forma doce que ele encontrou para falar sobre perdas.
Nos dias em que o amor está andando lado a lado com a superficialidade é muito bom encontrar um sentimento real. Ver que tem muita gente querendo amar de verdade, com tudo que implica isto.
Amamos todo mundo em redes sociais, WhatsApp, emojis apaixonados, mas mal encontramos com as pessoas no dia a dia. E ligar então? Só em caso muito específico e importante, normalmente quando alguém adoeceu ou está prestes a falecer, ai sim a ligação se faz necessária, porque para falar sobre isto por mensagem pega mal.
Em dias de internet olhar no olho da pessoa e transbordar todo o sentimento que temos é raro ou quando feito é tolo. E se ele tirar barato do que sinto? E se ela me humilhar por conta disto. E meus amigos o que vão pensar? E a minha família será que vai aceitar eu gostar de alguém como ele?
É rota de fuga. É medo. É vergonha. É orgulho. É falta de coragem para seguir nosso caminho. E falta de autenticidade. E tudo isto porque acreditamos por muito tempo que precisamos ser perfeitos, nada falhos e o fantasma do não sermos o bastante nos ronda. É tudo isto, menos amor.
Vamos dar uma chance de sentir mais do que dizer. De experimentar o amor capaz de transcender mágoas, dores ou medos e que nos leve para a pureza de todo o sentimento.