Outro dia vi numa rede social o desabafo dolorido de uma menina. Neste desabafo ela falava que a melhor mensagem que ela poderia receber era de seu pai, que pedia perdão por não saber escrever, mas dizendo que a amava. A garota ainda relatou que sentia muita dor em ler piadas e afins sobre quem não sabe escrever e que seu pai tinha lutado muito para conseguir aprender a escrever daquela maneira, mesmo errada.
Eu tive uma sensação muito ruim, pois como escrevo muito sempre consulto a gramática para ver se usei a crase certa, a vírgula no momento oportuno, sem acento como prevê a nova ortografia e sim: eu reparo demais nos erros ortográficos dos outros e fico impressionada quando vejo umas escritas muito absurdas.
Fiquei me sentindo envergonhada por isto, mas depois mudei meu ponto de análise. Eu não culpo os analfabetos ou semi-analfabetos que não sabem se expressar por não terem tido oportunidade para isto. Eu, assim como aquela menina, tenho dor no coração quando eles se sentem inferiorizados por isto.
Porém, eu realmente acho um grande talento desperdiçado adultos que tiveram estudo escreverem com erros básicos de gramática e que pensam que o que vale é ter diplomas e mais diplomas. Quantos gerentes, coordenadores, executivos eu convivi e que escreviam com erros completamente inaceitáveis de português? Eles tiveram todas as chances do mundo de aprenderem a se comunicar, mas não as utilizam.
E isto é realmente triste, além de dar abertura para piadas. Uma pessoa ter oportunidades na vida e jogar fora pela janela é para ser motivo de graça. E nossa vida vive assim: nos dando uma sacola lotada de chances e nós conscientemente furamos para que várias possibilidades escorram pelo buraco. Depois reclamamos da nossa falta de sorte. Será mesmo?
Se estas chances todas fossem dadas ao pai desta menina que com muito esforço escreve que a ama, tenho certeza que ele agarraria com unhas e dentes, mas você fica ai se gabando de cursos que só enchem o currículo e esvaziam a alma. Já parou para pensar?
#motivaçãotododia
#keilacaiani