A espera é algo que pode ser levado de forma tranquila ou não. Tranquila, é quando conseguimos manter o pensamento focado no momento presente enquanto aguarda seja lá o que for…o outro modo e mais comum é quando saímos do “aqui e agora” e vamos viver na casa da ansiedade.
A ansiedade, é a capacidade que temos de pensar em algo que tem grande potencial de nunca acontecer e mesmo assim ficarmos criando monstrinhos a respeito. É a pré-ocupação. Ficar no mundo dos cinco minutos que ainda vão vir e simplesmente esquecer do que estamos fazendo no agora.
Muitas pesquisas se dividem em dizer que o mal do século fica entre ansiedade e depressão. Eu acredito que uma leva à outra. Não vivendo no presente ficamos aflitos e em sofrimento por algo que talvez nunca aconteça, este sentimento gera uma tristeza que se não tratada pode ir causando ao longo do tempo a depressão. Não que isto seja a única causa, mas uma delas…
E se isto tudo pode acontecer, o contrário também pode. Se somos capazes de criarmos um ambiente aflitivo e até alucinante (vivendo no amanhã), podemos também treinar nossa mente para ficar mais tranquila e serena.
Um dos exercícios mais eficientes é a respiração. Uma outra maneira, a meditação. Engana quem pensa que meditar é ficar isolado do mundo ouvindo mantras (também é possível meditar assim), mas todo estado de atenção plena no momento presente é uma meditação, então quem sabe treinar fazer apenas uma coisa por vez (e não várias ao mesmo tempo) prestando atenção no que realiza ajude?
É muito mais fácil do que a gente pensa, basta nos conectarmos com a nossa essência, respirarmos fundo e colocarmos atenção em cada ação.