O que fazer com o tempo livre?
Quando eu era mais nova ouvia os mais velhos dizendo “mente vazia oficina do diabo” Em outras palavras, o que eles queriam dizer com isso é que quanto mais tempo livre na cabeça, mais a mente arruma um jeito de surtar. Fantasiar coisas que são irreais.
Ficar com tempo ocioso, ou seja, estar com muito tempo sem atividade saudável, faz com que a gente crie monstros imaginários que prejudicam o nosso bem-estar.
E isso vai se transformando num hábito e quanto mais fazemos isso mais desafiador é mudar.
Como transformar o tempo ocioso em útil?
A pergunta que fica é o que fazer com o tempo livre? Como transformar?
Uma das possibilidades é anotar na agenda – de preferência utilizando do papel e da caneta – quais atividades você tem para fazer no dia e depois o tempo que levará para fazer.
Isso pode ser feito durante a semana inteira, os sete dias da semana, de segunda a domingo. É raro não termos atividades no dia, geralmente temos obrigações diárias.
Pode incluir atividades como lavar o carro, consertar a porta, lavar a louça, passear com os cães, dar comida para o passarinho. Todas são atividades.
Depois de anotar as atividades e o tempo aproximado que irá utilizar, analise o tempo que resta e inclua as atividades que você considera saudável.
Pode ser a leitura de um livro, um filme bacana, caminhada pelo bairro, frequentar locais que conversem com a sua alma, procurar um clube que tenha cursos livres. Mexa-se.
Criatividade é um tempo saudável
Quando colocamos no papel nossas atividades fica mais fácil de mensurar o quanto estamos investindo em cada atividade. E ai fica mais fácil para entender o que fazer com o tempo livre.
A gente se torna ainda mais criativo quando faz da ociosidade um momento para criar. O tempo dedicado a nós mesmos e para atividades saudáveis nos torna ainda mais produtivos nas atividades diárias obrigatórias.
A vida pode nos dar as coisas na mão e a gente não perceber e deixar passar. A vida dá aquilo que a gente dá a ela.
O que você tem oferecido para a sua vida?
Vamos conversar sobre isso? Clique aqui!