O que é ser leve para você?
Ser leve envolve uma série de fatores. Algumas vezes o problema não está nos outros e nem na gente. A questão está na expectativa de cada um sobre aquilo que seria ideal.
E aí que nossos começam a ter conflitos, pois somos seres únicos e diferentes uns dos outros, consequentemente fica difícil garantir que as expectativas sejam iguais.
Vale somente para familiares?
Não, isto vale para tudo: o chefe, o sócio, seus pais, seus irmãos, seus amigos, seu cônjuge, seu vizinho… Sempre vai haver uma falta entre nossa expectativa e a situação real. E é ai que a sabedoria e a razão devem entrar em ação.
Mas como fazer isso?
A partir do momento que temos consciência de nossos atos, que nos responsabilizamos pelas nossas atitudes, trabalhamos o autoconhecimento nossas relações tendem a ser mais leves e nós mais claros na comunicação.
Se formos pensar bem, a vida seria melhor se não criássemos tanta expectativa sobre as coisas, pois sofreríamos menos. Evitaríamos muitas vezes discussões desnecessárias, tempos preciosos que poderíamos canalizar para rir, relaxar e aliviar a tensão.
Só que às vezes eu penso que temos a tendência de sofrer, parece que algum ganho secundário acontece quando ficamos nos sentindo mal e revivendo aquela angústia. Carência, vontade de colo ou porque reclamar dá menos trabalho do que arregaçar as mangas e mudar.
Não precisa fazer isso sozinho
Nós podemos compreender melhor quem somos incluindo nossas angústias e revoltas, mas não precisa ser feito de modo solitário. A terapia é um excelente caminho de transformação, mas a mudança só depende de nós.
Muitas vezes o ponto é a importância que damos àquilo que não importa e tudo que era para se tornar leve e tranquilo vira um grande problema. Pedir ajuda, arregaçar as mangas e se sentir mais leve é possível.