O que é de gosto…
Por ter vivido uma situação de restrição financeira na infância e adolescência, minha mãe tinha o hábito de aliviar meu sentimento de culpa quando eu comprava algo mais caro, fosse uma roupa, um curso, ir a um restaurante mais refinado, ela dizia: “- você pode pagar?” se a resposta fosse sim ela completava com: “o que é de gosto regala a vida”.
E outro dia conversando com a minha tia, irmã da minha mãe, fiquei sabendo que a origem desta frase era do meu avô e como eu não conheci meus bisavôs e nunca tinha ouvido meu avô falar sobre isto, creio que ele deva ter aprendido com alguém e assim sucessivamente, o que me fez pensar o quanto que esta frase ainda andará pela minha família, o quanto propagaremos o gosto de viver! De se ter prazer!
Não há culpa em se agradar
É muito curioso como a culpa entra em nossas vidas mesmo quando não pensamos nela, você também sente isso? Ela é um disparo ou alerta vermelho para as nossas crenças limitantes.
Porém, tudo que é de gosto, vale à pena fazermos. Viver pela metade não nos traz o frio na barriga e nem a alegria de acordarmos todos os dias e seguirmos nosso propósito. Esta frase anda comigo mesmo depois que a minha mãe partiu e sempre faz sentido quando faço algo que talvez se não ousasse não o fizesse.
Mas para chegar neste processo eu precisei e preciso fazer um mergulho profundo no meu autoconhecimento, através da terapia.
O que é de gosto regala a vida, afaga o coração, acolhe, perdoa, toca, auxilia. O que é de gosto nos faz feliz, sorrir, abraçar a vida, trazer o bom para perto e afastar o que é ruim (de nós e dos outros).
Aproveite seu regalo e viva!