O que as fotos antigas nos dizem?
Outro dia estava limpando meu computador, apagando arquivos, transferindo outros para um hd externo, arrumando as imagens do motivação, vídeos, áudios etc para não perdê-los. No meio disto, me deparei com os arquivos de fotos antigas que eu tenho guardado.
Tempos atrás, para rever fotos antigas bastava pegar os álbuns empoeirados e abri-los, bem mais fácil. Hoje em dia, a gente deixa em pastas infinitas no computador e esquece que estão por lá. Só nos recordamos em casos assim. Não me contive e comecei a olhar: pasta por pasta!
Vocês já fizeram isto?
É tão curioso. Encontrei várias Keilas por lá: cortes de cabelo dos mais variados, luzes mais claras, mais escuras, fotos mais gordinha, menos gordinha entre outros detalhes.
O mais interessante nelas foi identificar o momento de vida que eu estava, porque eu refletia nos retratos. Por mais que eu estivesse sorrindo em determinadas fotos, era nítida a minha tristeza no ano novo que aconteceu logo depois que a minha mãe faleceu. Não tinha sorriso aberto, ele era meio forçado e dolorido.
Em outros casos estava mais sorridente do que nunca e os motivos variavam em um novo “crush” como dizem por agora ou uma resposta positiva que eu esperava há muito tempo, um presente inesperado, etc. E sabe o que foi melhor nisto tudo? Reparar que a partir do momento em que eu escolhi agradecer mais por tudo o que me acontece, mais sorrisos verdadeiros e cheios de sentidos começaram a brotar em mim.
Existem dias tristes e outros felizes, mas a gratidão tornou meu semblante mais leve, menos rancoroso e menos ranzinza.
Convido vocês a fazerem o mesmo – separem um tempo para olharem suas fotos antigas, reparem na sutileza de cada olhar, sorriso, localize o momento, volte para aquela época. Só não vale reviver a dor e o sofrimento de algo que acabou. A proposta aqui é para que cada um possa avaliar o quanto mudou e se esta mudança foi para melhor.
Que tal olhar suas fotos antigas e fazer uma reflexão?
Se ao encontrar com o seu “você” passado localizar mais sorrisos do que hoje, reveja seu caminhar e resgate esta alegria para o momento presente. Volte a ter hábitos como aqueles e se não for possível comece a praticar a gratidão, garanto que terá o sorriso aberto.