O que a gente espera do outro?
Por que será que a gente espera algo do outro? Costumo dizer – não espere que de uma laranjeira nasça uma cerejeira. O que significa isto?
Que além da gente criar expectativa demais nos outros e em coisas que não vão acontecer, ficamos insistindo, batendo na mesma tecla esperando que um dia o pé de laranja vire pé de cereja.
E mesmo sabendo no fundo que não vai virar a gente gasta nossa energia nisso. Sabemos que a cereja só vai ser cereja se for semeada como tal. Esperar que a colheita seja diferente disso é perda de tempo.
E como percebemos que fazemos isso?
É fácil perceber quando isso acontece:
- repare se você insiste em bater em portas que não vão abrir
- se você quer resolver problemas que não são seus
- ou quer do outro aquilo que ele não sabe, consegue ou quer dar.
Se uma destas alternativas acontece contigo, pode ter certeza que você está esperando cereja do pé de laranja.
E o mais engraçado é que essa espera do outro nos deixa frustrados de forma consciente, pois, sabemos que ia ser assim, mas pensamos “vou tentar mais uma vez vai que…”?
Cuide do seu pé
Quando uma pessoa já mostrou que é de um jeito ela não vai ser de outro porque nós queremos, ela vai mudar se achar que aquilo é necessário em sua vida, mas fora disto, ela vai continuar sendo aquilo que sempre foi.
A única pessoa que temos influência somos nós mesmos com a gente.
E isso é autoconhecimento e com ele adquirimos sabedoria para compreender cada ser que encontramos. Não precisamos concordar com eles, mas se a gente sabe que cada pessoa é única e que não temos poder sobre ela, o nosso mundo fica melhor.