O fracasso é bom
Eu só compreendo a saudade quando existe a ausência e consequentemente o motivo da minha incompletude acaba sendo ainda mais valorizado. O meu objeto de desejo não estando ao meu lado, torna-se ainda mais especial.
Para reconhecer a felicidade precisamos de dias tristes. Sem um, o outro acaba se anulando e sendo assim chegamos a conclusão de que todas as emoções são importantes e necessárias para vivermos em equilíbrio.
Viver um dia ruim, desgastante, estressante ou difícil, por exemplo, não é algo irrelevante ou menos importante que todos os outros dias, porque são nestes momentos que aprendemos ainda mais sobre nós mesmos.
O que aprendemos com a dor?
Aprendemos sobre nossos limites e fragilidades, lidamos com nossos medos e carências e o principal lidamos com o nosso fracasso. Brene Brown pesquisadora americana que estudou por muitos anos sobre vulnerabilidade lançou seu terceiro livro – que eu ainda não li – chamado “Mais forte do que nunca” e que fala exatamente sobre o fracasso, em um trecho ela diz “ironia é que tentamos rejeitar nossas histórias difíceis para parecermos mais plenos ou mais aceitáveis, mas nossa plenitude depende, na verdade, da integração de todas as nossas experiências, inclusive as quedas.” .
Errar faz parte da vida, cair e se levantar também, mas na maioria das vezes só se mostra na mídia a parte incrível daquela pessoa que admiramos, dando a falsa impressão de que ela saiu com uma ideia, desejo ou vontade na cabeça e de cara se deu bem, o que não é verdade.
Isto tudo porque fomos “ensinados” que fracassar é uma característica de pessoas fracas. Eu prefiro ver por outro ângulo: fracassar é uma forma de aprender sobre nossas vulnerabilidades e a partir dai seguir adiante ainda mais firme.
Todos nós somos bem sucedidos em algo e fracassados em outra coisa e se você se inspira em alguém, alguma personalidade ou celebridade encare-a como uma pessoa igualzinha a você com erros e acertos e perceba como a partir daí, notando sua igualdade a ela você pode chegar onde quer mais facilmente.
Não tenha vergonha de errar, tenha medo de nunca tentar.