Não tenho vontade
Uma das frases que mais ouço, seja em consultório seja conversando com conhecidos e porque não dizer que eu também utilizo às vezes é a frase – não tenho vontade.
Quando eu consulto o dicionário a palavra “vontade” encontro como significados possíveis:
- Determinação; sentimento que leva uma pessoa a fazer alguma coisa, a buscar seus objetivos ou desejos.
- Capacidade individual de escolher ou desejar aquilo que bem entende; faculdade de fazer ou não fazer determinadas ações.
- Capricho; desejo repentino: menino cheio de vontades.
- Desejo físico ou emocional: vontade de dormir; vontade de se apaixonar.
- Empenho; manifestação de entusiasmo e de determinação: guardou sua vontade para o vestibular.
- Deliberação; decisão que uma pessoa expõe para que seja respeitada.
- Prazer; expressão de contentamento: dançava com vontade.
Olha quantas opções temos apenas com uma palavra apenas.
Qual será a sua falta de vontade no momento?
Como a gente notou na lista existem opções que demandam de nós uma ação e quando esta ação não surge nós temos possibilidades de analisar mais profundamente o que está acontecendo com a gente.
Você pode perceber se está assim quando, na maioria das vezes e por um longo tempo, você não quer fazer nada, prefere a cama, a tv, a internet, ao invés de sair, de se movimentar – a menos que seja para coisas obrigatórias, como um trabalho – e ai é bom olhar com carinho pra você e procurar ajuda.
O que aconteceu com você nestes últimos tempos?
Outra forma de entender e reconhecer melhor sobre a falta de vontade é perceber se aconteceu alguma situação que gerou um impacto emocional muito grande em você, pode ter sido qualquer situação que te tirou do movimento e te colocou sem ação.
Às vezes, acontece com uma perda de emprego, de relacionamento, um falecimento de alguém querido, um susto muito grande, algo que te deixou desta forma e que você reconhece o que seja.
Em outras situações o acúmulo de pequenos impactos emocionais vão juntando e num determinado momento acumulam. E quando isso acontece fica mais desafiador para você descobrir sem ajuda de um de saúde mental o que foi o disparados da falta de vontade.
Nada dura para sempre
Ter compaixão com você em momentos assim é o melhor a ser feito. Se perdoar e se respeitar vai ser essencial para essa fase, pois a cobrança por se sentir mais disponível pode atrapalhar seu processo de recuperação.
É como quebrar algum osso da perna e querer sair correndo. As consequências disso podem prejudicar ainda mais o que já está machucado.
Mas o que eu posso te dizer para te acolher é que nossa vida é feita de fases e que tudo passa. Se hoje estamos vivendo uma euforia por algo incrível que nos aconteceu, amanhã poderemos estar menos animados e isso é viver. E não se sinta só, pois todo mundo passa por isso.
É só uma fase.